Se você deseja saber o que é energia solar, então esse conteúdo foi feito para você!

O que é energia solar? 8 fatos para entender com ela funciona

Se você deseja saber o que é energia solar, então esse conteúdo foi feito para você! Essa energia vem sendo cada vez mais usada, seja em casas, comércios, indústrias e até mesmo em áreas rurais.

Esse tipo de energia é uma ótima opção para quem deseja economizar na conta de luz, além de ser benéfica para o meio ambiente! Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Continue lendo!

O que é a energia solar?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a energia solar, não é mesmo? Com a conta de energia sofrendo vários reajustes durante o ano e ficando cada vez mais cara, muitas pessoas têm optado por essa alternativa.

De forma básica, a energia solar é, como o próprio nome sugere, uma energia cuja fonte é a própria luz do sol. É uma opção bem mais sustentável e que pode ser usada tanto para gerar eletricidade quanto até mesmo para aquecer água.

Mas, para cada uma das finalidades, é usado um meio diferente de obtenção, como as placas fotovoltaicas, por exemplo.

Qual a definição de energia solar?

Como dito acima, a energia solar pode ser definida como uma fonte renovável e sustentável. Por usar o sol como sua fonte, esse tipo de energia pode ser aproveitada e usada por várias tecnologias diferentes, tais como:

  • Aquecimento solar;
  • Energia solar fotovoltaica;
  • Energia heliotérmica.

Entre as principais características da energia solar, podemos destacar as seguintes:

  • Proveniente da energia luminosa do Sol;
  • Fonte de energia renovável, alternativa e sustentável;
  • Não gera resíduos, sendo uma energia limpa;
  • Tem uma fonte de energia gratuita, o que torna a energia gerada mais em conta;
  • É possível ter uma economia de até 95% na conta de luz;
  • Sua vida útil pode chegar a mais de 20 anos, com pouca necessidade de fazer manutenção.

O que é e como funciona a energia solar?

Funciona com a ajuda de placas solares, responsáveis por captar a luz do sol. Sendo assim, o calor dos raios serve para gerar eletricidade, seja para obter energia elétrica quanto até mesmo para aquecer líquidos, como é o caso da energia solar térmica.

Isso significa que há 3 tipos de energia solar, cada qual funciona de uma forma diferente:

  • Fotovoltaica;
  • Térmica;
  • E heliotérmica.

Como é produzida a energia solar?

Como você já sabe, o sol atua como fonte principal para gerar energia elétrica através de painéis fotovoltaicos. Mas também serve para aquecer líquidos com a energia solar térmica, tanto em residências quanto em usinas solares de grande porte.

A mais comum e popular é a energia fotovoltaica, que funciona com placas solares que captam a luz do sol, onde é gerada a eletricidade. Além disso, a energia solar térmica aquece líquidos com a ajuda do sol.

Ou seja, há muitas maneiras de tirar proveito desse sistema como principal fonte de energia renovável. Confira logo abaixo um pouco mais sobre cada um desses métodos.

Energia solar fotovoltaica

Hoje em dia, a energia solar fotovoltaica é a fonte limpa que mais ganha adeptos ao redor do mundo todo. Para funcionar, esse sistema conta com painéis solares.

Com esses painéis, é possível captar a luz do sol e gerar, através do efeito fotovoltaico, correntes elétricas contínuas. Essas correntes são então convertidas para correntes alternadas através do inversor solar.

Para que possa gerar energia elétrica em residências ou empresas, é preciso montar as células fotovoltaicas dentro de um painel solar. Para que assim fiquem protegidas e durem mais, para então conectar esse painel solar a outros, em apenas um sistema solar fotovoltaico.

Sendo assim, a eletricidade já poderá ser distribuída no local, gerar créditos de energia ou ficar armazenada. Para converter a energia luminosa em energia fotovoltaica, esse sistema conta com materiais semicondutores, como o silício, por exemplo.

Embora sua fama seja grande nos dias atuais, esse tipo de energia já existe há mais de 100 anos. Hoje, a energia fotovoltaica está em milhares de casas e indústrias ao redor do mundo.

Os componentes desse tipo de sistema são:

  • Painéis solares;
  • Inversor solar;
  • Sistema de fixação das placas solares;
  • Cabeamentos;
  • Conectores;
  • Entre outros materiais elétricos padrões.

Energia solar térmica

Esse é um meio de energia alternativa e, uma tecnologia, para aproveitar o calor do sol e então gerar energia térmica ou elétrica para usar em indústrias ou residências.

A energia solar térmica funciona ao captar o calor do sol por meio de placas solares, para aquecer um líquido dentro de suas tubulações. O líquido então segue para o acumulador solar, que aquece a água para usar, por exemplo, em chuveiros, torneiras, etc.

Energia solar heliotérmica

Por fim, essa é uma outra forma de se usar o calor do sol para obter energia  elétrica. Na maioria dos casos, usa-se concentradores, como espelhos, para focar o calor em um algum ponto.

Por exemplo, no topo de uma torre ou até em um tubo a vácuo, para aquecer o líquido dentro e gerar vapor, para alimentar uma turbina elétrica.

Quanto custa um sistema de energia solar?

Ao contrário do que a maioria das pessoas acreditam, o valor desse sistema de energia não é caro. Hoje em dia, esse tipo de energia tornou-se bem mais em conta e rentável do que outros investimentos.

Ano após ano, os custos desse sistema diminuem mais, devido aos avanços da tecnologia e também ao aumento da escala de produção. Em meados de 2015, o valor de uma placa fotovoltaica atingiu uma meta histórica, chegando ao valor de U$ 0,30/Watt.

Atualmente, o valor do projeto irá depender conforme o consumo energético da pessoa. Ou seja, mesmo que o projeto tenha um investimento alto, caso o imóvel gaste até R$ 400,00 por mês de energia, o investimento fica por volta de R$30.000,00, sendo possível pagar esse valor parcelado.

E você, o que achou deste conteúdo? Foi útil para você? Ficou com alguma dúvida a respeito? Não esqueça de deixar o seu comentário e de compartilhar com os seus amigos também!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM