Os sistemas on grid e off grid de energia solar tem se tornado cada vez mais populares aqui no Brasil. Milhares de casas, indústrias e organizações já têm esses sistemas instalados.
Devido aos benefícios que garantem, não é à toa que a fama que ganham a cada ano. No entanto, ainda há muitas pessoas que não sabem quais são as diferenças entre ambos e qual a melhor opção.
Se você também tem essa mesma dúvida, continue com a leitura até o fim para descobrir!
Qual a diferença entre on grid e off grid?
No momento de escolher o sistema fotovoltaico que melhor se encaixa às necessidades de sua casa ou comércio, é bem provável que você já tenha se deparado com os termos on grid e off grid.
Qual é o significado de ambos esses termos? Quais as principais diferenças entre eles? E quanto às suas vantagens e desvantagens?
De forma resumida, a maior diferença entre esses sistemas, é a forma como armazenam a energia excedente, além da fonte de energia alternativa, caso haja uma produção de energia solar.
O sistema on grid depende da rede de distribuição, que oferece créditos pela energia excedente. E o off grid usa baterias para manter o uso de equipamentos elétricos mesmo nas épocas de baixa produção.
Para entender melhor sobre cada, confira logo abaixo!
O que é o sistema on grid?
O sistema on grid é indicado para os sistemas fotovoltaicos que estão ligados à rede pública de distribuição. Um de seus pontos altos é a liberdade e a segurança que esse sistema garante.
Em certos períodos onde a produção de energia não é alta, o sistema estará apto a usar a rede proveniente da distribuidora. Já nos períodos onde a produção está mais alta que sua capacidade de usar, esse excedente vai para a rede pública e volta ao usuário em forma de créditos.
E por não ser necessário usar baterias, esses sistemas tendem a ter um preço de investimento mais em conta.
Como funciona o sistema on grid?
O sistema on grid, conectado à rede, funciona do mesmo modo que um painel solar qualquer. Isso quer dizer que a energia gerada em corrente contínua atravessa o introversor e se transforma em corrente alternada.
Porém, ao invés de armazenar a energia que sobrou em baterias, como no off grid, esse sistema transfere essas energias para uma rede de distribuição pública. Gerando créditos para o usuário, que possuem um prazo de validade de até cinco anos.
Veja logo abaixo como esse sistema funciona:
- Capta energia através dos painéis fotovoltaicos;
- A corrente contínua passa pelo inversor solar e vira corrente alternada para usar;
- O lugar, seja uma casa ou estabelecimento, usa essa energia todos os dias;
- Caso falte energia solar, a necessidade é suprida pela rede de distribuição pública da região.
O que é um off grid?
Já os sistemas off grid agem de uma forma bem parecida, porém, tem uma grande diferença: ao invés de receber e enviar energia para a rede de distribuição pública, são usadas baterias próprias.
É nessas baterias que ficam armazenadas qualquer energia produzida que sobrou. Quando a produção estiver em baixa, essa energia armazenada é usada para alimentar o sistema.
Esse sistema não fica dependendo da rede de distribuição, é mais adequado para regiões remotas. Ideal para locais onde não há acesso à alimentação elétrica por outras vias, ou até para quem deseja aumentar a economia na conta de luz.
Embora tenha um investimento inicial maior em comparação com o on grid, por causa da instalação das baterias, esse sistema fornece uma maior economia a longo prazo.
Como funciona o sistema off-grid?
Esse sistema funciona de forma 100% autônoma, usando as baterias e a geração de energia fotovoltaica para abastecer os componentes elétricos dentro da casa ou estabelecimento.
Como dito acima, o modo como esse sistema funciona é similar com o on grid em diversos aspectos. Com exceção na forma como se usa a energia excedente.
Toda energia que sobrou fica armazenada dentro dessas baterias, que possuem um controlador de carga para proteger o equipamento. Durante a noite, em dias chuvosos ou nublados, as baterias trabalham para alimentar os equipamentos elétricos igual uma rede de distribuição
Qual é a melhor energia solar on grid ou off grid?
Vale notar que tanto o sistema on grid quanto o off grid têm suas vantagens e desvantagens. O on-grid tem até 30% a mais de eficácia, como também permite juntar créditos na rede de distribuição.
No entanto, ele não tem um sistema de armazenamento independente, o que torna obrigatório conectar-se à rede pública. Em outras palavras, caso haja uma falha na distribuidora, o sistema acaba tendo prejuízos.
Ao passo que, no sistema off grid, esse já não é um problema. Não tem qualquer ligação com a rede pública, o que significa que em caso de falhas, não afeta esse sistema, já que tem uma alimentação contínua, que provém das baterias.
Por outro lado, seu custo inicial é mais alto, tendo em vista que essas baterias são modernas e de alta tecnologia. Com isso, a instalação corresponde a maior parte do investimento.
Ou seja, para escolher o melhor sistema entre os dois tipos, o ideal é pesquisar mais sobre cada um deles. Com um entendimento mais aprofundado, fica mais fácil escolher aquele que mais se encaixa com suas necessidades.
Caso você queira algo mais em conta e com mais comodidade, então pode ser que o sistema on grid seja ideal. Porém, se você deseja mais independência ou mora em locais remotos, então o sistema off grid pode atender melhor suas expectativas.
Conclusão
Viu só quais são as principais diferenças entre os sistemas on grid e off grid? Ambos têm seus pontos altos e baixos, cabe a você pesquisar para saber qual é o que oferece mais vantagens para você.
E caso tenha gostado desse conteúdo, não esqueça de deixar o seu comentário e compartilhar com os seus amigos!