Hoje em dia, fala-se cada vez mais sobre energia renovável e comparação adotar hábitos mais sustentáveis para proteger o nosso planeta. E um dos meios de obter rotinas mais amigas do meio ambiente, é adotando sistemas de energia renováveis em sua casa.
Com isso em mente, preparamos este conteúdo para você entender melhor quais são as fontes de energia renováveis e quais você pode usar em sua casa, basta continuar lendo!
Qual é o tipo de energia que usamos em casa?
A energia elétrica presente nas casas, empresas, no campo e outros locais é fundamental tanto para o conforto do lar, como para exercer as atividades produtivas e a vida moderna como um todo.
Aqui no Brasil, a maior parte da energia elétrica que consumimos vem de usinas hidrelétricas localizadas em várias partes do país. Para gerar a energia elétrica, são construídas grandes represas de água e a partir daí são feitas as quedas d’água.
Quando a água cai sobre essas turbinas, transforma a energia potencial em energia mecânica. Um gerador capta e transforma em energia elétrica por meio dos transformadores.
Após ser produzida, a energia chega até as cidades ao atravessar as linhas e torres de transmissão de alta tensão. Há também as não renováveis, ou seja, aquele tipo de energia que é gerada através de recursos naturais que não se renovam e se esgotam.
Enquanto as fontes de energia renováveis são inesgotáveis, as não renováveis não possuem a capacidade de se renovar. E, com o uso exagerado para produzir energia e combustível, essas fontes podem acabar.
Veja alguns exemplos de fontes de energia não renováveis:
- Combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural e xisto);
- Energia nuclear.
1. O que de fato são energias renováveis e quais são os seus tipos?
As fontes de energia renováveis usam recursos naturais que são inesgotáveis para gerar energia. Essas fontes trazem uma série de vantagens em seus usos, por agredirem menos o meio ambiente, em comparação com as fontes tradicionais de energia.
Entre as fontes de energia renováveis mais populares no mundo, podemos citar as seguintes:
- Solar;
- Oceânica;
- Geotérmica;
- Energia da Biomassa;
- Hídrica;
- Eólica.
Confira logo abaixo qual tipo de energia renovável você pode usar em sua casa para economizar mais e agredir menos o meio ambiente!
2. Como funcionam os painéis solares?
É bem provável que os painéis solares sejam o tipo de energia renovável mais popular. Na maioria das vezes, se coloca os painéis solares no telhado ou no quintal, para gerar energia a partir dos raios solares.
Conforme for a latitude da sua residência e a orientação dos painéis, é possível gerar 10 ou mais watts por pé quadrado. Em uma casa tradicional, se consome cerca de um quilowatt de energia.
Em outras palavras, alguns metros quadrados de painéis solares já são o bastante para sanar todas as suas necessidades ou, pelo menos, a maioria.
Hoje em dia, há várias empresas que oferecem a instalação de painéis solares por preços mais acessíveis. A Criteria, por exemplo, é uma ótima opção, pronta para atender as necessidades do consumidor final.
3. Como funcionam as turbinas eólicas?
O uso de turbinas eólicas funciona a partir da força dos ventos e é mais comum em parques eólicos ou flutuantes no mar. Mas, é possível instalar uma pequena turbina eólica em sua propriedade para abastecer o seu imóvel.
Porém, existem alguns fatores que tornam as turbinas eólicas menos populares para residências. Elas ocupam mais espaços, custam caro e, dependendo da região onde mora, as leis e os regulamentos de zoneamento podem proibir o seu uso.
4. Como funciona a energia hídrica?
Para gerar este tipo de energia em sua residência, é preciso que a propriedade esteja em algum lugar que tenha fluxo de água contínuo. Para isso, é necessário desviar parte ou todo o fluxo da água para fluir por meio de uma turbina para produzir energia.
Embora seja um método um pouco mais complexo, a grande vantagem é que a produção é estável e contínua, 24 horas por dia, ao contrário da energia solar e eólica.
5. Como funciona a biomassa?
Há muitas formas de produzir energia por meio da biomassa, como a combustão e a pirólise. O processo que transforma resíduos em biogás inflamável é o mais comum entre eles, conhecido como gaseificação.
Para realizar este processo, é importante ter alguns cuidados:
- Instalar um biodigestor doméstico;
- Garantir que conhece o processo;
- Certificar-se que existe alimento contínuo para o biodigestor.
6. Lucro no médio e longo prazo
Embora tenha o custo inicial em investir em painéis solares para a sua casa, a independência energética que você obtém reduz as despesas com conta de luz a médio e longo prazo.
Com cerca de 6 anos usando energia renovável, você poderá começar a vender energia excedente para a rede e lucrar.
7. Valorização do imóvel com a energia solar
Uma casa com aparelhos que permitem usar energia renovável, seja qual for, é sinônimo de valorização do imóvel. Sendo assim, caso pretenda mudar de casa ou colocá-la para alugar, este ponto aumenta o seu valor monetário.
8. Você não se preocupa com as oscilações do mercado
Não é novidade que os combustíveis fósseis sofrem muito com oscilações de preço no mercado, na maioria das vezes para mais. Ao investir em uma energia renovável, você não irá sofrer com essas variações do mercado econômico.
9. Traz mais conforto
A energia renovável vai além da produção de energia, pois o calor do solo e do ar também podem ser usados para manter o ambiente e a água em uma temperatura agradável.
Ao ser bem isolada e usando meios adequados para o clima da região, uma casa poderá gerir as variações de temperatura de um modo mais natural.
10. É melhor para o meio ambiente
Por último, a razão mais óbvia para usar energia renovável é por beneficiar o meio ambiente. Durante os últimos anos, o mundo tem passado por uma crise climática e, para contornar essa situação, todos devemos fazer nossa parte.
Usar energia renovável em casa é uma ótima medida para reduzir as emissões de gases nocivos e ainda promover uma economia sustentável.
Conclusão
Agora que você já sabe como usar energia renovável em casa e quais são os benefícios, não esqueça de contratar uma empresa de qualidade e confiança, como a Criteria.
E caso tenha gostado deste conteúdo, não esqueça de compartilhar com os amigos e conferir outros posts em nosso blog!