O sistema de placa solar fotovoltaico tem trazido diversas vantagens econômicas para quem o adquire. Além de ser um sistema completamente seguro tanto para o consumidor quanto para o meio ambiente por ser uma fonte de energia limpa.
Por se tratar de um sistema inovador, muitas pessoas ficam com dúvidas a respeito de seu funcionamento. Essas dúvidas muitas vezes podem afastar o consumidor que não entende ou não procura saber se elas são ou não verdadeiras.
Sendo assim, elaboramos esse conteúdo para explicar melhor algumas questões que podem passar pela sua cabeça quanto à questão de segurança do aparelho.
O que acontece se cair um raio na placa solar?
Muitas pessoas acreditam que a placa solar atrai raios e, por isso, ela não é um equipamento seguro além de estragar o aparelho caso isso aconteça.
Porém, não é bem assim. É normal se preocupar com esse tipo de questão, pois ela pode realmente acontecer, ainda mais porque o Brasil é o líder mundial de incidência de raios.
Mas, a chance de um raio atingir o seu sistema é de um em 25 mil. Em lugares remotos onde a instalação foi feita e que não conta com a proteção de para-raios, esse tipo de coisa pode acontecer sim.
Em caso de um raio atingir a placa solar, as consequências que se pode obter quanto a isso é a diminuição da durabilidade do sistema ou até mesmo a chance de danos irreparáveis.
Nos casos onde a placa perdeu a força de produção de energia, grande parte dos fabricantes oferecem garantias que duram de 25 a 30 anos. Nos casos onde há perda total, será necessária a instalação de novas placas.
Quanto ao risco para os moradores da casa, não há nenhuma ocorrência de consequências que tenham gerado morte ou dano físico causados pelos raios que atingiram as placas solares.
Quais os riscos envolvidos no sistema de energia fotovoltaica?
É preciso entender que todos os sistemas possuem um risco. Com a energia solar isso não é diferente. É necessário ter um cuidado ao instalar o sistema para que alguns riscos atrelados a ele não ocorram, que são:
- Eletrocussão: há um certo risco da pessoa ser eletrocutada ao manusear as placas solares. A força do choque pode paralisar músculos, pode fazer com que a pessoa seja jogada do telhado, pode causar queimaduras ou até mesmo causar fibrilação ventricular;
- Arco elétrico: é como se fosse um incêndio, só que muito mais difícil de apagar. Pode ocorrer por uma série de motivos.
Esses riscos podem ser iniciados por conta de danos causados no sistema fotovoltaico como granizo, incêndio, curto, etc, ou por conta de uma instalação mal feita.
Por isso a importância de contar com uma equipe profissional para fazer a instalação do sistema se faz necessária, pois ele poderá averiguar todas as possibilidades que podem dar errado e fazer com que o sistema seja instalado corretamente.
Claro que essas ocorrências são difíceis de acontecer e o desgaste natural do aparelho é o que pode ocasionar esse tipo de situação, mas em geral, os painéis solares são bastante seguros.
Qual a vida útil do sistema fotovoltaico?
Quem adquire esse sistema quer contar principalmente com a economia a longo prazo. E isso é algo que as placas solares podem entregar muito bem, visto que o prazo médio de duração delas ultrapassa os 25 anos.
Com o tempo, a economia que era de 95% acaba abaixando por conta do desgaste natural do produto, mas ainda assim, depois de 20 anos o sistema ainda consegue reduzir bastante o valor da conta e pode durar mais 10 anos sem que seja necessário fazer a troca.
Qual a vida útil de um inversor fotovoltaico?
Todo o sistema que compõe o painel solar foi feito para que possa durar vários anos e resista a todos os tipos de situações como chuvas, granizos, tempo seco, raios, etc.
Como dissemos, a média para os painéis solares durarem é de 25 anos. Os inversores são os equipamentos que fazem a regulação da qualidade de energia na saída para que se evite perda de potência.
Seu tempo de vida em média gira em torno de 10 a 15 anos, dependendo das condições de ambiente em que se encontra. No geral, considerando todos os equipamentos juntos, o kit de energia solar dura de 30 a 40 anos.
Como proteger o sistema off-grid?
Para que nenhum risco de dano ao sistema ocorra, é necessário que de tempos em tempos o usuário faça a manutenção preventiva. Ainda que não seja necessário ter manutenção frequente, de tempos em tempos é bom fazer uma revisão geral para observar se não há nenhum tipo de dano causado por desgaste.
Então uma vez ao ano no mínimo é fundamental pedir para uma empresa especializada checar se todo o sistema e equipamento de segurança estão funcionando como deveriam.
Em caso de haver uma instalação incorreta do painel, os profissionais podem checar e corrigir antes de uma sobretensão acontecer ou algum problema elétrico seja o responsável por atrair os raios.
Os incidentes com raio geralmente acontecem quando há um surto elétrico. Dessa forma, quando muitos raios caem em uma região, a tensão elétrica aumenta e pode gerar apagões ou acúmulo de cargas elétricas que podem queimar aparelhos elétricos e podem atrair os raios para o seu painel.
Agora que você sabe o motivo pelo qual esses incidentes podem acontecer, pode ficar aliviado. As chances são bem baixas e, durante o projeto, os profissionais tomam todas as ações necessárias para deixar o sistema o mais seguro possível.
Conclusão
O sistema solar fotovoltaico é bastante seguro e resistente. Justamente por ser algo que fica exposto e sofre com todo tipo de variação climática, os fabricantes tentam sempre colocar o melhor das peças na fabricação dos produtos.
Tanto é que sua vida útil ultrapassa os 20 anos e um sistema só poderia durar tanto se suas peças fossem igualmente resistentes. Ainda que haja toda segurança a respeito desse assunto, ele também requer cuidado principalmente na hora da instalação.
Aqui, qualquer erro pode ser crucial para causar danos na placa e fazer com que o sistema atraia raios. Por isso, escolha sempre uma empresa de referência como a Criteria, que conta com profissionais aptos e experientes no assunto para que possam entregar a melhor execução que puderem.