Você já ouviu falar sobre financiamento de energia solar? Esse é o tipo de ação usada por quem quer ter energia solar em casa ou em empresa e prefere ter um acesso mais facilitado a esse sistema.
O financiamento é uma alternativa bastante interessante para quem quer economizar mas não tem o capital inicial necessário para investir. Sendo assim, realizam o financiamento com uma empresa especializada e vão pagando os painéis de forma parcelada.
Muita gente conhece o financiamento para casas, carros, faculdades, mas ele também tem sido bastante usado para quem quer ter uma nova forma de energia dentro do ambiente.
Veja mais sobre como esse sistema funciona e pode te ajudar.
O que é o financiamento de energia solar?
O financiamento de energia solar acaba exigindo as mesmas condições que o financiamento de imóveis e de veículos exigem. Dessa forma, é feita uma análise de crédito do consumidor para que ele possa obter o objeto de desejo.
Realizar um financiamento é uma alternativa para quem não tem como investir inicialmente em algo com um valor muito alto. Dessa forma, a empresa concede o crédito e o indivíduo faz o pagamento com juros à instituição financeira que lhe emprestou o dinheiro.
A iniciativa de crédito para painéis solares é algo relativamente novo. Depois de passar por uma análise de crédito simples, a pessoa consegue ter empréstimo liberado e acessar 100% os recursos do painel solar.
Normalmente, quem faz o investimento em painel solar sem o financiamento, consegue pagar o sistema em até 7 anos. Já o prazo de pagamento para o sistema financiado pode chegar até 240 meses.
Tudo depende do perfil do consumidor e de qual linha de crédito ele optou por escolher. O prazo de 240 meses torna o pagamento quase imperceptível na conta.
Quais custos compõem o valor de uma placa solar?
O valor de ter um sistema de energia varia a partir da quantidade de energia que ele produz. Quanto mais energia, maior o preço. E tudo isso vai depender de quantas pessoas existem no local onde o sistema será instalado.
Por exemplo, em uma residência com duas pessoas, a capacidade de geração de energia fica em torno de 1,5 kWp. Então o custo de instalação seria de 15 mil reais, aproximadamente.
Se a conta de luz da casa for 200 reais e os moradores fizerem um financiamento de 120 meses, todo mês as parcelas seriam de 210 reais. Assim, o que se economiza pagando de luz, é investido no pagamento do sistema solar.
Para quem acha que não faz diferença, se engana. A solução sustentável é muito mais viável e oferece diversos benefícios. Então, ainda que o valor seja dissolvido, quando terminar de pagar o financiamento, você irá usufruir de uma economia de até 95% em sua conta de luz.
É preciso que outras variáveis sejam consideradas para que o cálculo seja mais preciso. Dessa forma, incluir as taxas de juros do banco, os custos do sistema, a potência de energia que ele irá gerar, etc.
Ainda que o prazo de pagamento acabe sendo maior, o benefício também é de longo prazo. Porém, podemos perceber as vantagens em pouco tempo.
Qual melhor banco para financiamento de energia solar?
Assim como qualquer outro tipo de financiamento, é necessário contar com um banco para realizar esse empréstimo. Existem vários bancos que fazem esse serviço de linha de crédito, separamos alguns abaixo.
1. Caixa Econômica Federal
A Caixa oferece financiamento com taxas que giram entre 1,96% e 2,35% ao mês. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer uso desse tipo de financiamento. A Caixa permite que sua linha de crédito para financiamento de energia solar seja 100% financiada, o que facilita ainda mais no valor mensal.
2. Banco do Brasil
O Banco do Brasil oferece uma linha de crédito que funciona apenas para pessoas físicas que tenham conta na instituição. O financiamento acontece através do cartão BB e pode dividir em 54 parcelas. Quem não possui convênio com o Banco do Brasil o prazo vai até 48 meses.
3. Pronaf Eco Banco do Brasil
Essa é outra opção que o Banco do Brasil oferece e ela é destinada aos produtores rurais que tenham a declaração de aptidão ao Pronaf. O financiamento pode chegar até 165 mil tendo juros de 2,5% ao ano.
Outros bancos que também fazem oferta de financiamento são:
- Goiás Fomento;
- Bradesco;
- Banco do Nordeste;
- Santander;
- BNDES;
- Unicred;
- Dentre outros.
Como contratar o financiamento para energia solar?
A primeira coisa que você precisa para realizar o financiamento é entrar em contato com a empresa que você deseja contar para fazer o seu projeto.
Assim, ela fará a simulação de custos para que você saiba o quanto precisa de investimento. Depois, é necessário que a equipe técnica faça uma visita ao local para realizar o orçamento e verificar se a simulação está de acordo.
Depois do orçamento ter sido feito, você pode se direcionar para o banco que oferece essa opção de financiamento e escolher por aquele que lhe apresenta a melhor proposta.
O banco fica responsável então por realizar a análise de crédito em seu nome e assim que ela for aprovada, você receberá o contrato para assinatura.
Depois de todas as etapas terem sido feitas e aprovadas, você já poderá ter o seu kit de gerador de energia solar. A partir daí, a responsabilidade fica com a empresa para fazer a instalação e homologar o gerador junto à concessionária de energia.
Se você tem interesse em adquirir os painéis pelo sistema de financiamento mas ainda tem dúvidas, entre em contato com a Criteria para que os profissionais possam te ajudar e sanar algumas dúvidas técnicas que você possa ter.
Conclusão
Por fim, vimos aqui um pouco sobre o que é e como funciona o financiamento de energia solar, qual banco oferece esse tipo de serviço, como é possível conseguir o financiamento, dentre outros tópicos.
Se você tem interesse em ter o painel solar mas não tem recurso financeiro para arcar com o valor inicial, então o melhor que você pode fazer é recorrer ao financiamento, pois ele é bastante vantajoso para o cliente.
Entre em contato com a Criteria, faça sua simulação e conte com a empresa para lhe entregar o melhor serviço.