aprenda formas de reduzir os custos de energia do seu negócio

5 dicas para reduzir o custo de energia do seu negócio!

Quer saber como diminuir o custo de energia do seu negócio? Sabemos que este é um investimento alto, mas que vale a pena.

Por isso, a todo custo, os empresários tentam arrumar meios de fazer com que a economia dentro de seu negócio seja reduzida de alguma forma. Porém, isso pode acabar afetando a eficiência da empresa.

Para que isso não ocorra, preparamos este conteúdo com informações práticas e funcionais para você adotar e ter um gasto menor. Veja mais logo abaixo!

Como reduzir o custo de energia em uma empresa?

A economia é algo fundamental em todos os lugares, pois ela promove o uso consciente dos recursos que nos são disponíveis. Dentro de uma empresa, a economia se faz ainda mais necessária, visto que os gastos com esses recursos podem ser muito altos.

Um dos pontos que mais fazem com que uma empresa queira economizar é a energia. Isso porque a iluminação e os maquinários são itens que geralmente costumam ter uso em excesso.

Diversas empresas então acabam investindo em cortes de gastos, o que pode acabar interferindo na qualidade de produção da empresa. Para que isso não aconteça e você mantenha sua qualidade enquanto economiza, separamos algumas dicas úteis.

1. Invista em painéis solares

Os painéis solares são ótimos para reduzir o custo de energia em até 95%. Se sua empresa gasta, no mínimo, mais de R$ 700,00 de luz, então ela é uma ótima candidata a ter painéis solares.

Isso porque a energia solar transformada em eletricidade passa por um sistema inteligente que faz a conversão desse calor e o transforma em energia elétrica.

Elas são capazes de suprir grandes demandas e embora o valor para aquisição seja um pouco alto, o custo se paga em pouco tempo, em até 5 anos. A economia é acumulativa e ela virá depois desse tempo em que o aparelho for pago.

Se você tem interesse em saber mais sobre os benefícios e sobre o sistema solar e como ela pode lhe ser útil, converse com o time da Critéria Energia Solar e solicite o seu orçamento sem compromisso.

LEIA TAMBÉM: Como funciona o financeiamento de energia solar

2. Adapte os ambientes

Se sua empresa tiver bastante incidência solar, então é interessante que você saiba aproveitar esses espaços de iluminação natural e optar também por uma escolha de mobília de tons claros.

lâmpadas de led são ótimas alternativas para gastar menos

Assim, a luz refletirá melhor no ambiente e isso trará uma claridade maior ao local, fazendo com que a necessidade de luzes acesas possa até ser poupada por um tempo.

3. Invista em lâmpadas de LED

As lâmpadas LED são duráveis e muito econômicas e por essa razão, muitas empresas optam por escolhê-las em seus projetos. A parte mais importante em se atentar aqui é em escolher lâmpadas de LED dimerizáveis.

Isso porque eles podem controlar a luz de acordo com o setor. Além disso, outro fator importante é instalar sensores que só ativam as lâmpadas quando há movimentos.

Dessa forma, onde não houver presença de pessoas, as lâmpadas desligam e isso fará com que uma certa economia seja vista.

4. Conscientize seus colaboradores

Mudar alguns hábitos dos colaboradores dentro da rotina não é tão fácil assim. Porém, é preciso persistência para que os altos valores gastos sejam revertidos de forma econômica.

Alertar os colaboradores sobre o uso moderado dos equipamentos de forma consciente faz uma grande diferença. Isso pode ser feito por meio de campanhas feitas pela empresa.

5. Investir em ventilação natural

Algo que puxa muita energia são os ar-condicionado espalhados por todo ambiente para refrigerar melhor os espaços. Dependendo de onde sua empresa esteja localizada, em alguns períodos do dia é possível que você deixe a ventilação natural percorrer o ambiente.

Assim, os gastos com energia não serão tão altos, pois a ventilação natural acaba ajudando. Essa dica é ótima para quem tem uma empresa localizada em um lugar bem arejado.

O que fazer para ser um consumidor consciente de energia?

O consumo consciente de recursos é fundamental para que possamos não só economizar, mas também saber usar melhor aquilo que temos ao nosso redor.

É muito importante não pensar só no lado financeiro, apesar desse acarretar um peso nas contas. É preciso olhar com cuidado também para o meio ambiente.

Se politizar e conscientizar o próximo é fundamental para que ambas as vertentes andem juntas: economia e sustentabilidade. Por isso, com ações simples no dia a dia e instalações que permitam isso, fica mais fácil de se realizar.

O maior investimento que uma empresa pode fazer, sem sombra de dúvidas, é investir no painel solar. Isso porque o painel reduz até 95% da conta de luz, que é um dos maiores custos que uma empresa possui.

É possível que você economize e ainda mantenha o padrão de uso de energia sem mudanças bruscas na rotina da empresa.

Se você tem interesse em firmar essa economia e sustentabilidade, busque por uma assessoria especializada que possa indicar meios inteligentes e soluções práticas para a economia em sua empresa.

A partir de pequenas iniciativas se torna possível mudar o dia a dia e se tornar mais sustentável, além de conseguir otimizar o uso dos recursos naturais.

Declare a independência energética de sua empresa!

Por fim, vimos aqui um pouco sobre como cortar o alto custo de energia em sua empresa de forma eficiente e prática para que você consiga ter economia e sustentabilidade.

Se este conteúdo lhe foi útil, deixe aqui seu comentário. Não se esqueça de compartilhá-lo com outras pessoas que tenham interesse no assunto e visite nosso blog para mais conteúdos semelhantes a esse.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM