Você conhece tudo o que precisa saber sobre instalação de energia solar? Esse sistema revolucionário de captar energia está no mercado já há algum tempo, mas os consumidores ainda possuem dúvidas sobre ele.
Quem está interessado em saber mais e conhecer melhor o funcionamento de um painel solar, precisa entender alguns pontos fundamentais sobre o assunto.
Por isso, desenvolvemos este conteúdo com tudo o que é necessário para ler antes de investir em um!
O que você precisa saber antes de instalar energia solar?
Muito provavelmente você já sabia que a energia solar é um recurso que é amigo do meio ambiente, afinal, utiliza a luz solar para fornecer energia. Mas e além disso, você sabe mais alguma coisa?
Bom, a energia solar não ajuda só o meio ambiente, como também o bolso do consumidor, visto que a economia que se pode gerar com esses aparelhos é de até 95%.
Mas além dessa economia, há outros pontos importantes que você precisa ter conhecimento para poder refletir se o uso desse sistema vale a pena para você, são eles:
1. Retorno de investimento
A primeira vista, quando você vai procurar sobre o sistema de energia solar, a primeira coisa que você vai atrás é o preço. Por se tratar de um sistema revolucionário no modo de consumir energia de forma segura e sustentável, os painéis solares não são baratos.
Além de toda tecnologia aplicada para fazer a conversão de energia, existe toda uma matéria prima investida para que o produto ultrapasse os 25 anos de vida útil sem gerar problemas.
Quem não conhece os benefícios do painel solar, pode achar o valor de investimento muito alto e acaba desistindo de tê-lo em sua casa. Algo que nem todo mundo sabe é que o retorno de investimento acontece muito rápido.
Geralmente, um sistema completo para sua necessidade de energia diária acaba se pagando em pelo menos 5 anos. Como dissemos, os aparelhos possuem, no mínimo, 25 anos de vida útil.
Sendo assim, ao pagar pelo sistema, você ganha automaticamente 20 anos de economia em sua conta de luz. Portanto, é um investimento maravilhoso de se fazer.
LEIA TAMBÉM: Procurando energia solar em Manaus?
2. Valorização de um imóvel
Se você tem um imóvel próprio e pensa em vendê-lo, ao colocar o sistema de painel solar nele, automaticamente você torna o local mais valorizado. Portanto, o valor de repasse desse imóvel será muito mais alto.
Por se tratar de um sistema moderno e que traz altas economias para o consumidor, vale muito a pena você investir nele, mesmo que você esteja em um imóvel no qual não haja planos de ficar a vida toda, justamente por conta da valorização que ele traz.
3. É necessário um seguro
Você pode pedir para que o seguro reavalie o preço do aparelho depois dele ter sido instalado. Geralmente as companhias de seguro fazem esse ajuste como uma forma de cobrir qualquer problema que venha surgir no sistema de energia solar.
O seguro é fundamental para que seu aparelho esteja assegurado contra roubos, incêndios ou outros danos, já que essas empresas não costumam oferecer esse tipo de serviço.
4. Energia compensada
A agência nacional de energia elétrica ANEEL permite que o excesso de energia produzida pelo estabelecimento volte para o consumidor em forma de crédito.
Ou seja, se sua casa está produzindo mais energia do que consegue consumir, então essa energia não será perdida e sim transformada em crédito para que você a use nos dias que o sistema não produzir tanto, como nos dias nublados.
Isso é vantajoso pois nada do que foi produzido é perdido e todo mês você pagará apenas a diferença que foi consumida pela energia pública.
5. Funciona em todas as direções
O ideal na hora de fazer a instalação de energia solar é distribuir os painéis de forma que a luz seja captada ao máximo para gerar energia.
No Brasil, o lado em que os raios solares mais batem é a direção do Norte. Porém, independentemente da direção, o sistema não será impedido de gerar energia para sua residência caso ele não consiga ficar muito exposto a esses raios solares.
O que acontecerá é que a capacidade de eficiência será um pouco reduzida. Mas nada muito absurdo que não faça você ter uma economia significativa.
Como é instalado o sistema de energia solar?
O sistema só pode ser instalado por meio de uma equipe de profissionais adequados que já tenham experiência no mercado, pois são levados em conta diversos fatores importantes para que o sistema funcione adequadamente.
A instalação só é feita depois da equipe analisar seus gastos mensais e fazer uma simulação do quanto você gasta por mês. Dessa forma, um projeto é montado e o orçamento é feito.
A instalação acontece por meio de engenheiros experientes e, por isso, pode ser perigoso caso alguém que não saiba manusear os painéis tente fazê-lo.
Além disso, será necessário que a distribuidora de energia te dê autorização para que você possa conectar o sistema nos postes. Somente o engenheiro consegue realizar isso.
Após a visita técnica feita e o orçamento formalizado, o projeto solar é montado. Então, o sistema é instalado e homologado juntamente à distribuidora de energia, para que você possa fazer uso de fato do sistema adquirido.
LEIA TAMBÉM: Qual o valor do kWh no Amazonas?
Conclusão
Agora que você viu alguns dos principais pontos acerca da instalação de energia solar, fica mais fácil de você perceber o quão vantajoso é esse sistema para sua casa.
Há muitas vantagens em adotar esse sistema e um dos maiores benefícios é ele ser econômico e ainda ajudar a preservar o meio ambiente por conta de não agredir em nada a natureza.
Nos diga aqui o que achou deste conteúdo e se você tem alguma dúvida. Caso queira fazer um orçamento sobre aquisição dos sistema de energia solar, entre em contato com a Critéria Energia Solar.
Compartilhe este conteúdo com aquela pessoa que precisa saber mais sobre esse sistema de energia.