Você já conhece os tipos de energia solar que existem? Se você está interessado em utilizar esse sistema de energia, você deve saber que há dois tipos dela.
É interessante que você conheça para saber qual você quer utilizar, ou se vai utilizar ambos. Dentre os dois tipos existentes, temos a energia solar fotovoltaica e a energia solar térmica.
O sistema fotovoltaico gera energia elétrica direto dos raios solares. E a térmica é o tipo de painel conhecido como aquecedor solar, que usa os raios de sol para fazer com que a água seja aquecida.
Se você quer entender melhor sobre o assunto, continue lendo.
Quais são os tipos de energia solar?
Como dissemos na introdução, existem dois tipos de energia solar. A primeira é a fotovoltaica, que faz a conversão direta dos raios solares em eletricidade.
O aumento da tecnologia está fazendo com que a energia solar seja uma opção mais viável de se ter energia renovável com mínima manutenção.
Os painéis são usados em casas, comércio ou indústrias para que a eletricidade possa ser gerada e a conta de luz reduzida. Já a energia solar térmica usa o calor do sol de forma direta para aquecer outro meio.
Esses sistemas fazem uso de placas ou tubos a vácuo para que se possa coletar o calor do sol e poder transferi-lo para um líquido. A energia térmica é usada para aquecimento de banho ou para processos industriais.
Podem eliminar até 80% do consumo de energia do aquecimento da água. Esse tipo de painel não costuma gerar eletricidade. Eles apenas aquecem a água dos tubos e as armazenam em um reservatório térmico.
LEIA TAMBÉM: Por que usar energia solar no Amazonas?
Qual é a origem da energia solar?
O início da energia solar fotovoltaica começou em 1839 quando um físico francês chamado Alexandre Edmond fez a descoberta do efeito fotovoltaico.
Dessa forma, a primeira célula fotovoltaica foi descoberta em 1883 por Charles Fritts. A partir daí, uma série de estudos e pesquisas foram iniciadas até que a era moderna da energia solar pudesse acontecer em 1954.
Foi nesse tempo que o mais próximo da energia solar que conhecemos surgiu e após essa descoberta é que se pode dar início ao uso de painel solar.
Como os tipos de energia solar funcionam?
O sistema solar fotovoltaico funciona através das placas solares que fazem a transformação da energia solar em energia elétrica. Utiliza-se dois equipamentos principais, que são: inversor solar e o painel solar.
O inversor solar tem como função fazer a adaptação da corrente elétrica de CC para CA para que assim possa haver a distribuição de energia para que ela seja armazenada e utilizada.
Há três tipos de sistema quando se trata de painel fotovoltaico, que são:
- On grid (conectados à rede);
- Off grid (sistemas isolados);
- Gerador híbrido.
O primeiro sistema é conectado à rede elétrica. Por meio dele, pode-se receber o excedente que foi realizado no dia para que se possa ter energia de noite.
Já os sistemas off-grid são os que se utilizam de bateria para que possa armazenar energia a ser consumida à noite. O híbrido é uma junção dos dois.
O sistema conectado à rede é o mais usado e acaba funcionando da seguinte forma:
- O painel capta a luz do sol e a transforma em energia elétrica;
- O inversor faz uma adaptação à corrente elétrica da energia;
- A energia chega ao quadro de luz e passa a ser distribuída pela casa ou empresa;
- O imóvel é alimentado e todos os equipamentos podem usufruir dela;
- O excedente energético que sobra é injetado na rede elétrica e isso se transforma em créditos.
Como funciona a conta de luz com energia solar?
Uma das grandes vantagens a se obter quando se instala um sistema de energia solar, é a redução de até 95% da conta de energia consumida. E muitas pessoas ficam na dúvida do porquê 95% se você está utilizando luz solar.
Bom, como dissemos, o modelo mais usado é o on grid e isso significa que ele tem que ser ligado à rede elétrica para receber energia.
Por conta dessa disponibilização de energia somada à taxa de iluminação pública, é necessário pagar um valor. Ele vai variar de acordo com o tipo de alimentação que foi contratada.
Quanto mais básico os condutores, menos custoso será o valor do kWh. Para saber isso exatamente, existe uma conta básica em que se multiplica o valor do kWh, com o modelo de alimentação e a soma da taxa de iluminação.
Ainda que se tenha um custo, ele vale muito a pena ser pago, pois a economia de 95% é muito grande e nenhum outro tipo de esforço te permitiria baixar tanto sua conta.
DESCUBRA: Qual o valor do kWh no Amazonas?
Vale a pena colocar um sistema de energia solar?
Agora que você tem um certo conhecimento sobre como funciona a energia solar e quais suas vantagens, você mesmo pode responder se vale a pena ou não adotar esse sistema.
Ele é muito vantajoso e apesar do custo de investimento ser um pouco mais elevado, ele ainda sim se torna vantajoso por ser pago em parcelas e dentro de um período de 5 anos.
Então se você tem interesse ou ficou com alguma dúvida que precise ser melhor esclarecida, entre em contato com a Critéria Energia Solar e fale com o time de atendimento.
A Critéria Energia Solar é uma empresa confiável e isso é fundamental de se ter quando você quiser instalar esse sistema em sua casa ou empresa. Sendo assim, possuem os melhores profissionais para que você tenha boas soluções sempre.
Conclusão
Por fim, agora que você já sabe um pouco sobre os diferentes tipos de energia solar, como funcionam e o que significam, você já pode escolher o modelo que mais lhe atrai.
Se você tem um alto custo com conta de luz e deseja ter uma boa redução dela, essa é a melhor forma de você realizar isso. Esperamos que este conteúdo tenha sido claro.
Se você ficou com alguma dúvida ou tem um comentário sobre, então deixe-o aqui na parte de comentários. Além disso, não se esqueça de mostrá-lo a mais pessoas que possam ter interesse.