Quanto tempo dura um sistema de energia solar?

PAINÉIS SOLARES 

São elas que captam a luz do sol e a convertem em eletricidade. A conversão acontece quando a luz do sol entra em contato com as placas e, por serem formadas por um conjunto de células fotovoltaicas, geram uma corrente elétrica.

Devido a necessidade de ficarem expostas ao sol, chuva, granizo e neve, são desenvolvidas para ter uma alta resistência. 

Por conta disso, são produzidos com tecnologias de qualidade, o que leva esses equipamentos a terem uma vida útil de 25 anos. 

De forma geral, essa é uma garantia dada pelas fabricantes, pois a partir desse período, as células fotovoltaicas apresentam desgastes, diminuindo a eficiência da geração de energia. 

Porém, mesmo após o desgaste natural das células, os painéis solares são capazes de gerar 80% da energia, comparado a um novo. 

Ou seja, a garantia está relacionada com a eficiência da geração de energia e não com a resistência do painel. 

Além disso, uma pesquisa recente realizada pelo National Renewable Energy Laboratory, mostra algumas situações em que a vida útil ultrapassa os 40 anos, caso não tenha nenhum problema de fabricação.

Mas é importante lembrar que a geração de energia terá uma eficiência menor, devido ao desgaste natural

INVERSORES SOLARES

Depois que a placa gera a corrente elétrica, o inversor entra em ação e converte a corrente contínua em corrente alternada. Somente com esse equipamento, é possível utilizar a energia gerada pelas placas no seu consumo diário. 

vida útil de um inversor é cerca de 10 anos, podendo chegar a 15 ou mais, dependendo das condições do ambiente e da ocorrência de descargas atmosféricas.

Pelo fato de as placas solares terem uma vida útil maior, será necessário substituir o inversor passado esse período, para que você utilize os painéis solares até o final da sua vida útil.

Com o avanço das tecnologias no setor de energia solar, é possível que você troque o inversor por um mais eficiente ou com uma tecnologia mais barata no futuro. 

ESTRUTURA DE FIXAÇÃO E CABOS SOLARES  

Outra parte importante do sistema é a estrutura de fixação e os cabos solares. 

A estrutura de fixação garante que os painéis solares sejam fixados no seu telhado ou no seu terreno com segurança.

Já os cabos solares fazem toda a interligação entre o as placas solares e o inversor, garantindo que a corrente seja distribuída por todo o sistema.

Como são equipamentos desenvolvidos para serem utilizados em sistemas de energia solar, eles possuem uma vida útil de 30 anos, parecida com as placas solares.

Vale lembrar que todos esses equipamentos devem passar por testes de qualidade de acordo com as normas técnicas brasileiras, garantindo que sejam evitados problemas de fabricação.

25 ANOS DE ENERGIA GARANTIDOS

Como você pode ver, todos os equipamentos são fabricados para que tenham grande vida útil, garantindo que você tenha pelo menos 25 anos de energia própria.

Além disso, dependendo do valor da sua conta de energia, o investimento em energia solar, tem um payback médio de 3 a 4 anos

Garantindo que o sistema se pague e ainda gere pelo menos 20 anos de energia de sobra. 

Quer ter essa economia na sua conta de energia?

Simule sua economia conosco e um de nossos especialistas irá te ajudar.

> Simule sua economia <

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM