Alimentar uma casa com energia solar tornou-se algo cada vez mais comum para muitas pessoas que desejam economizar na conta de luz, produzindo energia limpa e renovável. Através dos painéis solares, você poderá suprir o consumo de energia da sua casa e ainda economizar cerca de 95% em sua fatura mensal.
Mas, será possível alimentar uma casa inteira só com esse tipo de energia? Para descobrir a resposta, basta continuar lendo este conteúdo!
É possível alimentar uma casa inteira só com energia solar?
Um painel solar de formato 1903 mm × 1134 mm × 30 mm (incluindo a estrutura) produz em média 41,25 kWh de energia por mês. Estima-se que uma residência consuma 47 kWh/mês por placa, logo, seria necessária a instalação de muitos desses painéis.
Não só é viável, mas permite que sua residência consuma somente energia proveniente do sol! Ao produzir mais energia do que a casa precisa, ela cria um excedente que retorna para a concessionária de energia da região, criando o chamado crédito solar.
Agora, a verdadeira pergunta que você provavelmente está se fazendo é se é possível uma casa funcionar só com energia solar, independente de qualquer outra fonte.
Apesar de ser possível, existe apenas em uma escala bem pequena, especialmente em áreas rurais, com pessoas que não fazem uso da eletricidade o tempo todo e podem ficar sem ela quando anoitece. Ela não é ligada à rede principal de energia tradicional e por isso é chamada de off-grid.
LEIA TAMBÉM: On grid e off grid: entenda a diferença entre os sistemas!
Já o sistema on-grid, que é trabalhado pela Critéria Energia Solar, usa a rede da concessionária de energia elétrica. Essa ligação entre os dois tipos de rede serve para retornar à concessionária o excedente de energia produzida, o já citado crédito solar.
Quantas placas de energia solar para alimentar a casa?
Em média, é preciso cerca de 7 painéis solares para a instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica para fornecer energia a uma residência no Brasil que consome no mínimo 680 kWh por mês e economizar até 95% nos gastos com luz.
Essa quantidade depende, e muda influenciada por vários fatores, tais como:
Média de radiação solar local
Os módulos fotovoltaicos que compõem o painel solar, ou painéis solares, produzem energia elétrica em decorrência da incidência da luz solar. Quanto mais radiação solar houver no local de instalação, menos painéis serão necessários para suprir a quantidade de energia que uma residência utiliza.
Potência do painel solar
Cada modelo de painel solar possui uma potência de geração de fábrica diferente, dependendo de sua construção e tecnologia. A quantidade máxima de energia que um painel solar pode gerar em boas condições climáticas vai depender de sua potência.
Atualmente, as instalações residenciais de energia solar normalmente usam painéis solares com potência de 340 Watts-pico (Wp), porém, há módulos que podem produzir mais de 460 Wp.
Consumo elétrico do imóvel
A intenção usual dos painéis solares é suprir todas as necessidades elétricas de uma residência ou empresa. Com isso, a quantidade final do produto será proporcional a esta necessidade elétrica.
Embora apenas alguns painéis solares possam ser usados para abastecer uma casa, empresas e indústrias podem necessitar de vários deles. Seguindo a mesma lógica, residências maiores apresentam maior consumo elétrico do que as menores.
LEIA MAIS: Como vai ficar minha conta de luz com a energia solar?
É possível gerar energia solar em um imóvel para usar em outro?
Sim, isso é possível, contanto que todas as suas contas estejam no mesmo nome e que os locais sejam atendidos pela mesma distribuidora. Através do uso do sistema de crédito, você pode gerar energia solar em sua residência, por exemplo, para usar em uma outra casa ou apartamento.
Você tem painéis solares instalados em sua casa e eles fornecem energia suficiente para as luzes e aparelhos de lá. Eventualmente pode ser que você gere mais energia do que consome em sua casa.
Essa energia que sobra vai parar na rede da distribuidora e gera créditos. É possível aplicar esses na conta de luz de outra residência, além de acumular créditos para usar em dias que sejam mais nublados e chuvosos, pode abater mais uma conta.
Que tal descobrir qual seria sua economia com a energia solar com base no seu consumo atual? Ficou curioso? Acesse agora mesmo nosso simulador, é de graça!