Todo mundo sabe que a energia solar tem sido um sistema bastante útil em casas e empresas que querem economizar na energia do local. Sendo assim, todo um projeto é montado especificamente para instalar os painéis nas telhas ou terraços do lugar.
Mas e quem mora em prédio e também quer ter economia através desse sistema? Essa é uma dúvida que muitas pessoas possuem, pois quem mora em apartamento não tem telhado para que as placas possam ficar posicionadas.
Então como funciona? Será que é possível? Se você mora em apartamento e quer saber mais sobre esse assunto, então continue lendo este conteúdo.
Quem mora em apartamento pode ter energia solar?
Por incrível que pareça, quem mora em apartamento pode sim contar com o sistema de energia solar. Diferente das casas e empresas, a instalação será feita de outra maneira que não é a instalação nos telhados.
O sistema de energia solar pode ser instalado na sacada do apartamento, nas paredes do prédio ou no telhado, quando o dono mora em uma cobertura.
Se todo o prédio quiser ter a energia solar dentro de suas casas, a instalação pode ocorrer nas áreas comuns por meio de um sistema central que disponibilizará energia a todos os moradores.
Então, quem busca por economia na conta além de contar com um sistema limpo e renovável que não agride o meio ambiente, pode tê-lo mesmo que more em apartamento.
Como funciona a energia solar em condomínio?
A energia solar em apartamento funciona da mesma forma como em casas e prédios comerciais. Sendo assim, o usuário consegue fazer uso de uma energia sustentável e econômica.
Assim como nos outros locais, o residente que mora em prédio consegue diminuir bastante seu valor na conta de luz, consegue valorizar o imóvel e ainda conta com uma alta durabilidade do aparelho, o que pesa bastante na decisão de optar por ele.
Afinal, quem não gostaria de usufruir de mais de 25 anos de economia na conta de luz? O projeto para instalar a energia solar em apartamento funciona de várias maneiras.
A principal e a melhor das opções, seria na laje do prédio, pois esse é o local que mais recebe irradiação solar. Mas nem sempre isso é possível de fazer, por isso, é necessário que os profissionais responsáveis por realizar o projeto, façam uma elaboração arquitetônica específica para que possam extrair o melhor daquele lugar.
Dessa forma, ainda que não possam instalar os painéis no topo do prédio, será possível realizar isso na fachada ou na área comum do condomínio.
É possível usar energia solar em apartamento?
Se nem todos do prédio quiserem fazer uso de energia solar e apenas uma pessoa tiver a intenção de instalar o sistema, isso pode ser viável da seguinte forma:
- Instalar na varanda: ao fixar os painéis na varanda, você pode fazer uso da energia solar nos espaços livres do local. O ideal é que ali seja um lugar que não tenha sombras para que possa ter maior potência;
- Cobertura: se a cobertura de um prédio não for moradia de nenhum inquilino, é possível instalar os painéis lá. Essa é a área mais indicada, pois recebe a radiação completa do sol;
- Quintal: Existem alguns condomínios que possuem áreas no térreo para lazer. É possível que as placas sejam instaladas nesses locais se ele for aberto e receber muita luz do sol.
A instalação desse sistema só pode ser feita por um profissional especializado. Por isso, procure por empresas especialistas na área como a Criteria.
Os profissionais farão a visita técnica no local e o orçamento para a instalação das placas. Assim, igual como é instalado em casas e empresas, o usuário já pode usufruir da economia de energia após a homologação da empresa junto a concessionária.
Quanto custa para colocar energia solar em apartamento?
Muitas pessoas se perguntam o preço para instalar a energia solar no apartamento. Porém, esse valor pode variar por conta de inúmeros fatores, como por exemplo, complexidade de tamanho do projeto e a instalação do aparelho.
Podemos dizer que, no geral, imóveis pequenos com duas pessoas costumam custar entre 12 a 15 mil reais. Tudo vai depender do quanto de energia aquela residência consome.
Um gerador solar com potência de 2,23kWp custa em média R$ 3.638,58, já um gerador de 4,9kWp tem o preço médio de R$ 6.853,14.
O ideal nesses casos é fazer um orçamento direto com a empresa responsável pela instalação para que ela diga exatamente de quanto será o investimento para que você possa colocar as placas.
Como contratar para ter energia solar?
Escolher a empresa especializada que fará o seu projeto é parte fundamental e que faz toda diferença no fim das contas. Isso porque as empresas buscam sempre por entregar os equipamentos que tenham a maior qualidade para seus clientes.
Além disso, escolhem os profissionais mais adequados e com autoridade no assunto para que possam executar tudo o que foi projetado para sua casa. Dessa forma, evita-se:
- Acidentes;
- Danos ao imóvel;
- Falta de adaptação ao lugar;
- Dentre outros fatores.
Assim, se torna possível ter um projeto rentável e durável. Para poder contratar é muito simples, basta entrar em contato e pedir o orçamento, verificar as possibilidades de pagamento que a empresa oferece, esperar pelo engenheiro realizar o projeto do seu sistema e a concessionária homologar e pronto.
As placas serão instaladas e você poderá fazer uso de todo o sistema economizando na conta e tendo vários outros benefícios.
Conclusão
Ainda que pareça impossível contar com o sistema de energia solar em apartamento, ele pode ser real. Basta que a equipe de especialistas encontre a melhor forma de fazer isso.
Claro que se o morador não for da cobertura, um comunicado deve ser feito para consultar a disponibilidade de usar a fachada ou a área comum para obter esse benefício.
De qualquer forma, você já viu que ele é possível. Então procure se informar mais sobre o assunto e entre em contato com a Criteria para saber a simulação de consumo e quantas placas seriam necessárias para que você possa adotar o sistema.