Veja se a energia solar está mais cara esse ano ou é um mito

Energia solar está mais cara em 2023? Não é bem assim!

A Lei 14.300, que começou a vigorar em 2023, cria o Marco Legal da Geração Distribuída. A nova regulamentação institui a cobrança dos custos de distribuição para quem produz a própria energia e que não paga tarifa ao usar energia da rede, mas compensa esse uso com créditos de geração. Então, a energia solar está mais cara? Em resumo, quem gera energia solar irá pagar pelo uso da infraestrutura da concessionária em períodos em que não houver geração simultânea de energia, o contrário do que acontecia até então nos anos anteriores.

A taxa se refere ao pagamento do Fio B, que não era cobrado previamente. O Fio B faz parte da Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição (TUSD), o custo da concessionária para levar a energia da fonte até o consumidor final, incluindo instalações, equipamentos, subestações, transformadores e postes, além de outros gastos e perdas que podem ocorrer no sistema da distribuidora. 

O valor do Fio B muda de acordo com a região do Brasil e é cobrado quando não há simultaneidade, ou seja, nos momentos em que você precisa injetar energia na rede da distribuidora, fazendo uso da estrutura da empresa.

Apesar disso, não há motivos para se preocupar, pois a energia solar continua a ser viável e o usuário ainda paga menos do que se usasse a energia elétrica da concessionária. Vamos falar um pouco mais sobre isso? Prossiga com a leitura!

Outras razões para adotar a energia solar em 2023

ainda vale muito a pena instalar painel solar

Vida útil longa

A vida útil mínima dos painéis é de 25 anos, quando as suas manutenções e reparos são realizados de forma periódica. Além disso, o retorno do investimento ocorre, em média, 5 anos depois da instalação.

Sustentabilidade

Trata-se de energia renovável e não poluente. Esse baixo impacto no meio ambiente ocorre porque o sistema aproveita os raios solares como fonte de produção para a energia elétrica.  O Brasil é um país tropical, com abundância de sol, o que também facilita a instalação em quase todo o território nacional.

Se você estiver considerando instalar painéis solares em sua empresa, isso pode fazer bem não apenas para o orçamento, mas para a sua imagem, visto que a sustentabilidade atrai clientes e também pode gerar lucro, considerando os incentivos governamentais e o selo verde.

Baixo custo de manutenção

Manter os painéis solares sempre como novos é simples, e em geral basta limpá-los com  água e sabão neutro, usando o lado macio de uma esponja. A limpeza é recomendada de 4 em 4 meses e, se for feita por pessoas especializadas e profissionais de qualidade, pode prolongar muito a vida útil do equipamento.

Facilidade ao instalar

A instalação é rápida e pode ser feita em praticamente todo o país, dos locais mais remotos às grandes cidades. A energia solar inclusive tem seu papel no crescimento de um dos setores industriais mais fortes do Brasil, o agronegócio.

Acessibilidade 

Mais uma vantagem para quem deseja instalar o sistema fotovoltaico é a facilidade na aquisição do equipamento. Isto é, ele está cada dia mais acessível a todos e com diferentes formas de financiamento e parcelamento, por meio de bancos públicos e privados.

Se comprovamos que a energia solar permanece viável e econômica, o que você está esperando para entrar em contato com a Critéria Energia Solar? Somos uma das maiores empresas do ramo na região Norte e acompanhamos o seu projeto em todas as etapas, desde o estudo de viabilidade no local do seu interesse, a instalação dos painéis, manutenção e outras questões. Aproveite para fazer, aqui no nosso site, uma simulação de quanto você economizaria aderindo aos painéis solares. Aproveite e nos siga nas redes sociais também.

Até o próximo post!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM