Essencial para um crescimento sustentável e manter a saúde financeira, a redução de custos para uma empresa é uma prática a ser feita frequentemente. Mas se nenhuma ideia parece boa o suficiente, nós elaboramos este artigo para te ajudar com isso.
Confira agora 4 estratégias de redução de custos para começar a implementar na sua operação, de praticamente qualquer segmento, hoje mesmo. Confira!
Você pode se interessar por:
– É possível fazer economia de energia sem prejudicar o funcionamento da empresa?
Por que delinear estratégias de redução de custos?
Engana-se quem pensa que as ações de redução de custos são medidas emergenciais e sinais de crise. Bem, podem até ser em muitos casos, porém o que talvez você não sabe é que a saúde financeira e o crescimento empresarial são melhores e de resultados duradouros quando a redução de custos é uma estratégia da empresa.
As vantagens, além da óbvia redução de custos, é criar condições para manter as contas em dia, aumentar a reserva e poder investir em melhorias de infraestrutura, de tecnologia e de capacitação dos funcionários.
As estratégias precisam ser bem planejadas e executadas no momento e do jeito certo para que sejam eficazes. Veja a seguir alguns caminhos para fazer disso uma realidade na sua empresa.
4 estratégias para reduzir custos nas empresas
Elencamos 4 dicas para conseguir reduzir custos na sua empresa e melhorar o seu faturamento. Veja por onde começar:
1. Renegociar contratos vigentes
Quantos contratos estão em vigor na sua empresa hoje? Tanto faz se eles são de insumos, de serviços ou de produtos. Eles são renovados, quase de forma automática, e sofrem reajustes de valor periodicamente.
Que tal tirar um tempo para revisar esses contratos e verificar as melhorias que podem ser feitas em termos de fornecimento e pagamentos? Ao fazer isso, a sua empresa pode
2. Alugar equipamentos
A compra de qualquer tipo de equipamento pode ser onerosa para o orçamento da empresa, independentemente do ramo de atuação. Por isso a melhor saída para otimizar recursos financeiros ao mesmo tempo em que usufrui das facilidade de um bom maquinário, o ideal é alugar.
Não há gastos com atualizações, manutenção preventiva, troca de peças ou de equipamento caso este apresente falha irremediável. A empresa contratada se encarrega de cuidar de tudo isso e, pode ainda, dependendo do equipamento, oferecer treinamento para o manuseio correto.
E o valor a ser pago mensalmente é único. Exatamente o tipo de previsibilidade que o orçamento da sua empresa precisa.
3. Promover hábitos mais sustentáveis
Ações que visem evitar o desperdício no ambiente de trabalho são as alternativas mais utilizadas pelas empresas quando a redução de custos se torna necessária.
Investir em campanhas que promovam hábitos contra o desperdício tendem a trazer resultados visíveis em pouco tempo e ainda ajudam a identificar possíveis vazamentos na receita. Dá uma olhada no que pode ser feito:
- uso consciente de água;
- energia;
- uso controlado de material de escritório e cópias em papel;
- uso de copos e outros produtos descartáveis.
4. Investir na produção de energia solar
Tire bom proveito do potencial solar do Brasil. Grande incidência de raios por 10 horas ou mais todos os dias, fonte limpa e infinita e energia. Invista em paineis fotovoltaicos para converter tanta radiação solar em energia elétrica.
Há um custo inicial para a instalação, que pode variar de acordo com o tamanho e complexidade do projeto. No entanto, o retorno financeiro em médio e longo prazo é imensamente vantajoso.
Além da vantagem da economia na conta de luz, ter um sistema fotovoltaico garante:
- vida útil entre 20 e 25 anos;
- fácil manutenção;
- resistência à ação do tempo;
- retorno de investimento em médio prazo.
E aí, o que você achou do nosso artigo? Nele, você viu que a redução de custos na sua empresa pode ser uma tarefa menos complexa adotando as 4 estratégias que nós, da Criteria Energia, separamos para você.
Para aproveitar esse gancho, que tal baixar um conteúdo exclusivo e totalmente gratuito para saber tudo sobre esse assunto? Clique no banner abaixo para ter acesso:
[inserir banner – A conta de luz tá cara? Veja X coisas que você faz todos os dias que aumentam o consumo]