A energia solar é gerada através dos raios solares por meio de uma placa solar que converte esses raios em energia e distribui ela pelo estabelecimento que foi instalado

Gerador de energia: 9 diferenças da geração elétrica e solar

Você consegue diferenciar o que o gerador de energia elétrica tem de diferente da energia solar? Muitas pessoas ainda utilizam o sistema de energia elétrica por ser o mais acessível economicamente falando.

Mas nem sempre é assim. Apesar de o acesso a luz elétrica ser mais fácil, a longo prazo ela é muito mais cara do que a energia solar. Então por que manter esse sistema ativo?

Muitas pessoas não migram de um sistema para outro por não conhecerem as diferenças entre eles e não saberem distinguir qual dos dois apresentam maior vantagem. Então conheça um pouco mais sobre esse assunto aqui.

Qual a diferença entre energia elétrica e energia solar?

Antes de mais nada, é preciso que você saiba a principal diferença entre esses dois sistemas. A energia elétrica é o sistema mais conhecido e ela acontece através das usinas hidrelétricas que geram a força necessária para fazer com que a produção de energia aconteça e a eletricidade nos estados e cidades possam acontecer.

Já a energia solar é gerada através dos raios solares por meio de uma placa solar que converte esses raios em energia e distribui ela pelo estabelecimento que foi instalado. Ambas energias ocorrem de maneiras distintas.

O gerador de energia é um dispositivo capaz de converter vários tipos de energia em energia elétrica que tem como foco principal certificar que a diferença de potencial elétrico ou tensão elétrica apareça com uma duração maior e não atrapalhe o circuito.

O que é um gerador de energia solar?

O gerador de energia é um dispositivo capaz de converter vários tipos de energia em energia elétrica. Logo, ele tem como foco principal certificar que a diferença de potencial elétrico ou tensão elétrica apareça com uma duração maior e não atrapalhe o circuito.

O gerador de energia solar é um modelo econômico e sustentável que traz maior eficiência onde é instalado, principalmente porque é um modelo de energia limpa.

Portanto, usa os raios solares para que possa fazer essa transformação. Mas qual as principais diferenças entre energia elétrica e energia solar?

  1. Energia solar é uma fonte de energia limpa e renovável, ou seja, não acaba;
  2. A capacidade da energia solar se torna mais potente quando o clima está ensolarado;
  3. A energia solar não prejudica o meio ambiente;
  4. Energia solar traz economia de espaço em sua instalação;
  5. Os painéis solares são algo acessível em qualquer região;
  6. A energia elétrica tradicional já possui toda uma estrutura já instalada;
  7. O custo de manutenção da energia elétrica tradicional é muito alto;
  8. A manutenção nos postes deve ser frequente;
  9. A rede elétrica tradicional prejudica o meio ambiente e a maior parte da população a utiliza como principal fonte de energia.

Quais as vantagens de usar a energia solar?

Existem muitas vantagens em fazer uso de energia solar, as principais são que ela é uma fonte de energia não poluente, renovável, limpa e silenciosa.

Uma grande vantagem também é que a energia solar pode ser usada em lugares que são isolados de rede elétrica. A necessidade de manutenção é baixa e pode ser feita pelo próprio dono do sistema.

A principal vantagem está ligada à durabilidade do sistema. Por serem instalados nos telhados, o material deve ser forte e resistente para aguentar chuvas de granizo, ventos, seca, raios, etc.

Portanto, sua alta resistência e tecnologia de qualidade faz com que todo o equipamento tenha uma duração de mais de 20 anos. Ainda que com o tempo as células presentes nas placas solares que fazem a conversão para energia elétrica se desgastam, o aparelho ainda consegue economizar cerca de 80% de energia se comparado com um completamente novo.

Se bem cuidado, há chances do sistema ultrapassar 40 anos funcionando bem, ainda que menos potente que antes por conta do desgaste natural.

Uma grande vantagem também é que a energia solar pode ser usada em lugares que são isolados de rede elétrica, a necessidade de manutenção é baixa e pode ser feita pelo próprio dono do sistema.

Como montar uma geradora de energia solar?

Antes de mais nada, é preciso que você saiba que a instalação de um gerador de energia só pode ser feita por um profissional especializado nesse tipo de trabalho.

Assim, ele consegue fazer todas as conexões necessárias para que o sistema tenha o melhor desempenho possível e o consumidor possa ter uma economia de verdade em sua conta de luz.

O que precisa para ser instalador de energia solar?

É preciso que o consumidor faça uma boa pesquisa para que possa encontrar um profissional apto a fazer a instalação do projeto de energia solar em uma residência ou empresa.

Geralmente, para fazer a instalação do projeto o profissional precisa ser técnico ou engenheiro com experiência. A instalação por conta própria não é indicada para se fazer.

O primeiro motivo é que fazer isso é bastante perigoso e você pode acabar se machucando ao longo do processo. E o segundo motivo é que para instalar o gerador de energia você vai precisar ter uma autorização da distribuidora.

Somente os engenheiros e eletrotécnicos podem realizar essa solicitação. Então, ainda que você tente, seu sistema pode não funcionar por conta disso. O profissional fica responsável por fazer a visita técnica, elaborar o projeto e instalar o sistema de energia solar.

Depois o profissional deve fazer a homologação para a instalação das placas junto à distribuidora e, por fim, o usuário já pode tirar proveito de seu sistema.

Quais são os 5 tipos de geradores de energia?

Além do gerador solar, existem outros tipos de geradores de energia. São eles:

  • Gerador térmico: funciona por meio de conversão de energia por meio do calor de modo direto;
  • Gerador químico: esse tipo de gerador usa procedimento químico para gerar energia elétrica, como pilhas e baterias.
  • Geradores eólicos: usa o vento para transformar a força gerada em energia elétrica;
  • Geradores mecânicos: usa a energia mecânica para convertê-la em energia elétrica;
  • Gerador luminoso: usa a luz para poder gerar energia, que é o caso da energia solar.

Conclusão

Vimos aqui então um pequeno resumo sobre os diferentes tipos de geradores, em especial o gerador de energia solar, quais são as diferenças dele para o gerador de energia tradicional e quais suas vantagens.

Se você tem interesse nesse tipo de sistema, então entre em contato com a Criteria para que você possa realizar a simulação de economia com a empresa e saber de quanto será o seu investimento dentro desse sistema que te facilita bastante.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM