será que o seu medidor de energia elétrica está funcionando direito? Tenha cuidado!

Como saber se o medidor de energia está funcionando direito?

O medidor de energia é o principal aparelho responsável por ditar o valor final de consumo de energia no fim do mês. Em alguns casos, pode ocorrer que o medidor esteja medindo errado.

Assim, uma conta que era para vir bem menor, vem além do que deveria. Hoje em dia existem modelos de medidores analógicos, ciclométrico e eletrônico digital. Em alguns locais, já houveram a troca para os modelos mais recentes, que são os digitais.

Em alguns continuam os modelos antigos. Para verificar se há algum erro, é preciso saber como esses sistemas funcionam e realizar alguns testes para que então, se possa entrar em contato com a empresa fornecedora de energia responsável.

Como saber se o medidor de energia está certo?

O relógio de luz, como é popularmente conhecido o medidor de energia, é a principal forma de fazer a medição no consumo de energia elétrica de uma casa ou de uma empresa.

Se você tem suspeitas sobre o valor de sua conta de luz estar errado e quer saber como verificar essa informação, antes de mais nada você precisa saber qual é o modelo do seu relógio. Existem basicamente três modelos de relógio. São eles:

Medidor analógico

Um dos mais usados pela população. Esse modelo possui quatro relógios com ponteiros que juntos, acabam formando o número do seu consumo. O primeiro relógio representa a unidade.

Já o segundo representa a dezena e assim por diante. Para que se possa fazer a leitura de forma correta, você deve anotar os números que os ponteiros marcaram. Se o ponteiro estiver entre dois números, considere apenas o menor deles.

Medidor ciclômetro

Nesse modelo de relógio, é mais simples de ver o kWh consumido. Isso porque ela é mostrada em algarismos grandes de cor preta, sendo fácil a visibilidade,

Medidor digital

Esse é o último modelo de relógio e um dos mais fáceis de verificar a leitura do relógio porque ele é bem mais simples. Basta ver os números que aparecem na tela para saber quanto foi o consumo.

Leia também: Como é feito o financiamento de energia solar

Como é feito o cálculo da quantidade consumida?

Independentemente do modelo que você possui, o cálculo é feito da mesma maneira. O medidor, para quem tem dúvidas, não é zerado todo mês. Então, para realizar o cálculo, é necessário diminuir o valor obtido anteriormente.

Então, se você foi medir e viu um valor de 9991 e no mês passado foi marcado 9849, para saber o quanto foi consumido basta subtrair esses dois valores e o resultado será de 142 kWh nesse caso.

Como saber se o medidor de energia digital marca corretamente?

Se você quer saber se há algum erro na leitura do seu relógio que esteja comprometendo o valor de sua fatura mensal, então você precisa fazer a medição no mesmo dia que o leiturista fizer e compará-la com o valor descrito na conta de luz.

Se os valores forem distintos, então é necessário que você entre em contato com a companhia de energia para que possa alertá-los sobre essa situação. Analise também se o local está com fuga de energia e por isso sua conta está vindo alta.

Para isso apague todas as luzes e retire todos os aparelhos da tomada. Se o medidor ainda assim continuar trabalhando, chame um eletricista para que ele possa realizar uma manutenção completa de sua instalação.

Como diminuir o preço da conta de luz?

Independentemente do tipo de relógio ou se você constatou se há ou não uma medição falha, todo mundo deseja poder diminuir sua conta de luz. Para isso, há algumas medidas que podem ser implementadas para que você possa economizar.

1. Tenha energia solar

A energia solar é algo que veio para gerar máxima economia tanto em casas como em empresas. Assim, você pode obter uma economia de até 95% em sua conta de luz. O investimento no projeto solar pode ser pago no mínimo em 5 anos.

Ou seja, o aparelho que tem vida útil mínima de 20 anos, te dará em troca cerca de 15 anos de economia. O aparelho solar se utiliza de um medidor bidirecional para registrar o consumo do local.

Esse medidor registra duas informações diferentes e possuem três parâmetros que dizem respeito à energia ativa total direta, energia ativa total reversa e teste de display. Dessa forma, você saberá:

  • A energia que foi consumida pela rede elétrica;
  • A energia que foi injetada na rede elétrica;
  • E os testes feitos no equipamento.

2. Desligue tomadas que não estão em uso

É importante que você tire aqueles aparelhos que não estão sendo muito usados para que eles não consumam energia a toa. Assim, você pode ter uma certa economia em sua conta de luz.

Aparelhos que ficam ligados e possuem luzes de stand by acabam consumindo muita energia. Então se não estiver usando, desligue-os da tomada.

3. Use lâmpadas econômicas

Mude as lâmpadas de sua casa para lâmpadas de LED. Elas, além de serem muito mais econômicas, são também muito mais duráveis, podendo trocar as cores e a intensidade de acordo com cada ambiente.

É possível comprar lâmpadas LED de uma única cor e temperatura, ou adquirir as lâmpadas que vem com mais de uma função de temperatura. Assim você consegue adaptar o uso para cada ambiente.

4. Preste atenção na economia dos aparelhos

Verifique se os seus eletrodomésticos possuem eficiência máxima, que é o selo verde. Esses eletrodomésticos são os mais eficientes e por isso economizam bastante dentro de casa.

Outros eletrodomésticos que estejam abaixo do selo verde, já não são mais tão eficientes assim. Portanto, observe bem os eletrodomésticos que você mais usa para que você possa saber se ele é ou não eficiente ao gerar energia.

Em empresas, não só os eletrodomésticos mas todo maquinário necessário para trabalho precisa ser eficiente. É muito importante investir em equipamentos econômicos.

Conclusão

Vimos aqui sobre o medidor de energia e como saber se ele está correto, além de informações sobre como diminuir o valor de sua conta de luz.

Se você deseja um meio de produção de energia que seja sustentável, renovável e te faça economizar muito por muitos anos, então entre em contato com a Critéria, faça sua simulação de consumo e realize seu orçamento com a empresa.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM