Contar com um projeto de energia solar é uma das melhores coisas a se fazer para quem deseja ter economia e qualidade dentro de seu consumo.

Projeto de energia solar: o que é preciso para ter um em Manaus?

Contar com um projeto de energia solar é uma das melhores coisas a se fazer para quem deseja ter economia e qualidade dentro de seu consumo. Há muitas dúvidas, no entanto, que passam pela cabeça de quem deseja implementar ou conhecer melhor esse tipo de sistema e sobre como ele funciona.

Tendo isso como uma questão, resolvemos elaborar este conteúdo para que esse assunto seja algo mais esclarecedor para quem tem o desejo de obtê-lo. Então continue lendo para que suas principais dúvidas se esclareçam.

Quanto custa um projeto de energia solar para residência?

O custo do projeto varia bastante com a quantidade de placas que se instalam, quanto mais placas e complexidade o projeto tiver, maior o investimento.

A instalação de energia solar pode parecer uma coisa completamente complicada, porém, ela é muito mais fácil do que se pensa quando feita por uma equipe responsável por isso.

Sabemos que todos os anos a conta de luz varia bastante por causa da baixa de chuvas nas hidrelétricas. O aumento da conta fica ainda mais caro quando as termelétricas estão ligadas.

Por isso, a alternativa de instalação de energia solar tem sido um recurso bastante viável para que se possa ter economia dentro de casa em relação à conta de luz.

O projeto de energia solar funciona da seguinte forma: você procura uma empresa responsável por elaborar esse serviço e dá informações sobre seu consumo de energia mensal.

Dessa forma, a empresa fará o cálculo de quantas placas solares serão necessárias de instalar para que esse consumo possa ser suprido pelo equipamento. Além de informações como essa, a empresa também precisa fazer o cálculo da instalação.

Os painéis solares geralmente ficam instalados nos telhados, mas é possível fazer a instalação em apartamentos também. Para isso, a equipe deve fazer uma análise do local e calcular com os profissionais como a instalação deve ocorrer.

Aqui, o principal fator a se levar em consideração é a incidência dos raios solares. É preciso saber de forma precisa se o sol baterá nas placas e onde o seu posicionamento poderá extrair ao máximo esse recurso.

Feito isso, há a parte burocrática para fazer com que o sistema funcione e depois de tudo aprovado, o consumidor já pode tirar proveito de sua conta de luz.

Qual o custo do projeto de energia solar?

O custo do projeto varia bastante com a quantidade de placas que se instalam. Quanto mais placas e complexidade o projeto tiver, maior o investimento.

Aproximadamente, o valor do investimento gira em torno de 15 mil dólares. Porém, todo esse investimento compensa, pois o sistema é altamente rentável e oferece diversas vantagens.

Quem pode fazer o projeto de energia solar?

Tanto empresas como residências podem fazer o projeto de instalação. Todos aqueles que desejam ter uma economia maior em sua conta de luz podem entrar em contato com a empresa especializada para realizar o projeto ideal para o estabelecimento ou residência.

É preciso homologar sistema solar?

Quanto a essa questão, depende. A homologação com a concessionária pública, se for do tipo off-grid, no qual a energia que é gerada se armazena nas baterias e o imóvel não possui nenhum tipo de conexão com a rede elétrica pública, nesse caso não é preciso fazer homologação.

Se a configuração usada for a do tipo On-grid, que é quando a energia produzida é injetada na rede elétrica do imóvel, aí sim é necessário fazer a homologação.

O motivo de realizar isso é mais técnico e jurídico. Isso porque se faz necessário marcar no medidor a energia produzida pelo painel diariamente. Assim, a concessionária tem um controle do que está sendo gasto.

Assim, quando o cliente consumir menos do que produz, é possível buscar os seus créditos excedentes para que eles não se percam. Além disso, a luz elétrica também acaba sendo medida em paralelo a esse sistema.

Sendo assim, quando for preciso fazer seu uso, a empresa terá o controle de quanto a casa ou a empresa gastou no consumo convencional. É no processo de homologação que são realizadas as checagens para saber se o equipamento usado atende aos quesitos tanto de qualidade quanto de segurança na produção de eletricidade.

Tanto empresas como residências podem fazer o projeto de instalação. Todos aqueles que desejam ter uma economia maior em sua conta de luz podem entrar em contato com a empresa especializada para realizar o projeto ideal para o estabelecimento ou residência.

Quem pode assinar um projeto elétrico?

Os projetos elétricos são uma junção de todas as informações que se referem a eletricidade de uma instalação, máquina ou equipamento eletroeletrônico.

Dessa forma, somente os profissionais técnicos e engenheiros registrados no conselho competente de classe é que podem fazer o projeto elétrico de modo profissional e legal.

Então um engenheiro civil ou outros profissionais da área de engenharia, possuem liberdade para assinarem esses projetos desde que tenham o CREA.

Geralmente quando o assunto é projeto de energia solar as empresas focam em três tipos de profissionais:

  • Instaladores;
  • Projetistas;
  • Vendedores.

Os instaladores são os técnicos especializados que fazem a instalação do projeto de forma adequada para que o local possa realizar o consumo aproveitando ao máximo seu equipamento. É ele que faz a ligação do gerador de energia na rede elétrica.

Já o projetista é o profissional que realiza toda a parte técnica que envolve dimensões do sistema que será conectado à rede. Assim, devem apresentar um projeto claro e objetivo.

Já o vendedor de sistema fotovoltaico é que faz a comercialização deste produto. Portanto, é um profissional especializado nesse tipo de venda e que sabe tudo a respeito desse sistema.

Se você tem interesse então em implementar esse tipo de produto em sua residência ou em sua empresa, entre em contato agora mesmo com a Criteria para que você possa fazer o seu projeto e desfrutar da economia que ele te proporcionará.

Conclusão

Por fim, vimos um pouco sobre o que é preciso para que uma pessoa possa ter um projeto de energia solar em Manaus, como funciona esse sistema, o que ele faz e como é instalado.

Tem sido uma ótima alternativa para quem gasta muita energia e consequentemente paga caro para o consumo. Apesar do investimento inicial parecer alto, ele é completamente rentável, pois é um produto que dura mais de 20 anos e se paga em 5 anos já tendo economia imediata.

Então vale muito a pena buscar mais informações sobre o serviço através da empresa especializada e realizar o seu orçamento do projeto. Quer fazer parte do grupo de pessoas que economizam? Então faça sua simulação conosco.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM