REDUÇÃO DE 95% NA CONTA DE ENERGIA
O projeto de energia solar geralmente é feito para gerar toda a eletricidade que o local de instalação precisa, podendo assim, zerar o consumo de energia na fatura de luz. Durante o dia geramos energia excedente para obter créditos com a concessionária, que irão ser compensados no período noturno, quando não há geração. Como ainda há uso da rede pública de energia para fazer a compensação dos créditos energéticos, é pago à concessionária uma taxa mínima mensal.
Sendo assim, é possível que a sua conta de energia reduza em até 95%. Lembrando que não é possível zerar o valor da fatura de energia, pois ainda é preciso pagar uma taxa mínima referente ao custo de disponibilidade.
Exemplo de uma fatura de energia de uma cliente da Criteria que possui energia solar em Manaus
Entenda melhor como o sistema de energia solar funciona aqui
ALTO CUSTO-BENEFÍCIO
Apesar de os sistemas de energia solar exigirem um alto investimento na sua instalação, a vida útil de cada equipamento é muito alta, fazendo com que o investimento tenha um alto custo-benefício.
Placas solares: tem uma vida útil entre 25 e 30 anos, porém existem estudos recentes do Laboratório Nacional de Energias Renováveis que mostram que a vida útil desses equipamentos podem chegar entre 40 a 50 anos.
Inversores solares: tem uma vida útil entre 10 a 15 anos, sendo provável a troca desse equipamento para que as placas fotovoltaicas sejam utilizadas até o fim da sua vida útil.
Além disso, é um investimento que demanda pouca manutenção, sendo necessário realizar uma limpeza a cada 6 meses e uma verificação no sistema elétrico a cada 1 ano.
Dependendo do valor da sua conta de energia, um sistema de energia solar pode “se pagar” numa média de 3 a 4 anos.
Ou seja, é um investimento que você garante energia elétrica limpa e com baixa manutenção por pelo menos 20 anos. Podendo ainda, utilizar esses recursos em investimentos, para gerar ainda mais renda para sua família ou empresa.
SEGURANÇA CONTRA AUMENTOS
Segundo os cálculos realizados pela ANEEL em 2019, a tarifa média nominal de energia elétrica sofreu um aumento de 230% passados 18 anos, frente a uma elevação de 189% do IPCA
Ou seja, a energia aumentou 41 pontos percentuais além da inflação.
Após a instalação de um sistema de energia solar, você passa a não sofrer com os aumentos das tarifas de energia, bandeiras tarifárias e fatores climáticos.
Dessa forma, além de ter uma boa rentabilidade, você ainda protege o seu dinheiro e o seu poder de compra.
ENERGIA LIMPA E RENOVÁVEL
Ao utilizar esse sistema, estamos estimulando um consumo mais consciente e sustentável para a sociedade e também colaborando com a redução do uso de matrizes energéticas fósseis e emissão de gases poluentes ao meio ambiente, é uma fonte renovável e inesgotável de energia, pois o seu recurso principal é a própria luz do sol. A energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável e sustentável. Por ser proveniente da luz do sol, isso faz com que seja uma produção de energia constante e consistente.
De todos os recursos de energias renováveis, a energia solar instalada no telhado do seu imóvel é a mais consistente, previsível e que menos afeta o meio ambiente.
Utilizando um sistema como esse, estamos não só contribuindo para uma redução na conta de energia, mas também com a redução da emissão de CO2 na atmosfera.
Segundo a calculadora de CO2 do IDESAM, uma casa que consome 1000 kWh por mês, emite 9,12 toneladas de CO2 na atmosfera, precisando plantar pelo menos 25 árvores ao ano para neutralizar tudo isso.
Porém, um sistema de energia solar emite 90% menos CO2 que o sistema de energia elétrica convencional.
Fazendo uma conta bem simples, é como se nesse mesmo exemplo, essa pessoa estivesse plantando 22 árvores ao ano, optando pela energia fotovoltaica.
ENERGIA SOLAR VALE A PENA?
Depois de ver essas 4 vantagens que a energia solar tem, você acha que vale a pena instalar um sistema na sua casa ou empresa?
Nós e muitos de nossos clientes acreditam que sim!
Simule sua economia conosco e um de nossos especialistas irá te ajudar a ter um sistema de energia solar na sua conta de energia.