A conta de luz é uma conta que não tem como fugir. Todos os brasileiros que possuem acesso à eletricidade e que fazem o consumo dessas redes de energia, devem pagar a conta no fim do mês.
E claro, a conta de luz é algo que sofre muita variação, principalmente se as hidrelétricas estiverem vazias e as termelétricas tiverem que ser ligadas.
A bandeira tarifária acaba sofrendo variação e, a partir do momento que ela sai do verde, já é possível notar o encarecimento da fatura. Por isso, muitas pessoas têm recorrido ao painel solar.
A economia que se pode obter através dele é muito alta, veja mais abaixo.
Quando vale a pena energia solar residencial?
Todas as pessoas que usam muito a energia e como consequência, possuem uma conta de luz muito cara, acabam em um determinado momento fazendo controle na economia de energia ou então buscam uma outra alternativa para realizar esse consumo.
Geralmente, essa alternativa está ligada ao uso de energia solar, que tem trazido uma economia de até 95% na conta de luz. Optar pelo sistema de painel solar só vale a pena quando a conta de luz ultrapassa o valor mínimo de 400 reais.
Isso porque o valor investido acaba valendo a pena nesse caso e gerando uma economia de verdade.
Quanto paga de luz quem tem energia solar?
O valor vai depender muito do gasto da pessoa, da taxa na região e o quanto ela consome. A economia pode chegar até 95% como dissemos. Por isso, para saber exatamente o valor, você teria que fazer uma simulação dos seus gastos a partir do modelo escolhido para o local.
Por exemplo, os modelos monofásicos ou bifásicos a dois condutores tem um custo de 30kWh, já o bifásico a três condutores custa 50 kWh, e o modelo trifásico custa 100 kWh.
Então você precisa calcular o custo do seu Kwh e a taxa de iluminação pública. O valor resultante seria a taxa mínima que você pagaria de luz. Para saber melhor de quanto seria sua economia, vale a pena fazer uma simulação junto a empresa que você pretende contratar para obter o serviço.
Quando você instala a luz solar, seja em casa ou empresa, você fica obrigado a pagar a taxa mínima de luz, que é o consumo de energia elétrica em alguns períodos e a distribuição da luz.
O que é a taxa mínima?
A taxa mínima é usada principalmente como uma segunda alternativa para que a energia elétrica seja usada quando a energia solar não for suficiente, por exemplo, em dias muito nublados onde a incidência de luz é fraca.
Na conta de luz também ficam disponíveis os dados de produção de energia. Se houver saldo positivo, o usuário não paga pelo kW e isso gera um acúmulo de energia para ser usado mais tarde.
Além disso, os dados de consumo também serão descritos na conta e, dessa forma, você saberá o quanto de energia foi injetada na rede elétrica e o quanto que foi descontado de seu consumo mensal.
Então, por exemplo, se o seu painel produziu 600kWh no mês e a unidade só consumiu 250 kWh, na parte de produção de energia estará descrito os 600 kWh e na parte consumida aparecerá os 250 kWh. Todo o restante que sobrou desses 600 irão se acumular.
É possível zerar a conta de luz?
É de se esperar que por fazer uso da energia solar a conta de luz não deva existir. Porém, como explicamos anteriormente, não é assim que as coisas funcionam dentro desse sistema.
Existe a chamada taxa mínima que é o valor que as distribuidoras cobram para que os consumidores possam suprir os custos com infraestrutura e sempre terem a disposição a energia elétrica. A taxa mínima é definida de acordo com o perfil de cada unidade consumidora.
O uso do sistema de painel solar pode zerar o seu consumo de energia na distribuidora. Porém, ele não irá zerar a sua conta de luz. Por isso que a economia que o painel traz é de 95% e não 100%, por conta da taxa mínima.
Esse custo de disponibilidade, apesar de ser cobrado, não desvaloriza em nada em optar pelos painéis solares. Isso porque o valor é bem baixo se comparado com o que o indivíduo gastava antes de optar por esse sistema.
De quanto é o valor da economia?
O valor vai depender muito do consumo que cada local tem, por isso é difícil estipular de forma certeira o quanto uma pessoa vai pagar. Contar com painéis solares é algo muito vantajoso para quem busca economia.
O sistema ainda é capaz de durar mais de 25 anos, ou seja, você fica isento de pagar a iluminação pública e as altas no preço de energia elétrica por todos esses anos.
Além disso, o sistema também não precisa de manutenção frequente. A maior manutenção o próprio dono do sistema pode fazer que é lavar as placas para retirar o acúmulo de poeira. Fora isso, a não ser que tenha algo muito específico dando problemas, a equipe de manutenção acaba sendo dispensável.
Muitas pessoas ficam receosas de investir no painel solar por conta do valor ser alto à primeira vista. Porém, ele é um verdadeiro investimento visto que esse valor é pago em até 7 anos.
A partir do momento que a energia solar é instalada ela já gera economia. Dessa forma, você leva no máximo 7 anos pagando o sistema e todo o restante você só precisa pagar a taxa mínima. Basicamente, ao cortar 95% do seu custo atual de energia você terá “energia grátis” por muitos anos.
Conclusão
Por fim, agora que você já consegue ter uma ideia de valores e sabe o quanto você pode economizar ao instalar um projeto de painel solar em sua residência ou empresa, não perca tempo e faça já o seu orçamento.
Realize a simulação com a Criteria, converse com um de nossos especialistas e deixe já de pagar caro na conta de luz. Faça um investimento inteligente para que o seu bolso agradeça pela economia.
Entre em contato conosco, deixe aqui as suas dúvidas e compartilhe este conteúdo com mais pessoas interessadas em adotar o painel solar.