Com o tempo, os painéis solares ficam sujos, o que gera baixo desempenho e, por isso, é preciso fazer a manutenção da placa solar

Manutenção de placa solar: quando realizar uma vistoria?

Com o tempo, os painéis solares ficam sujos, o que gera baixo desempenho e, por isso, é preciso fazer a manutenção da placa solar. Muitas pessoas, no entanto, possuem dúvidas sobre como limpar e com qual frequência.

Caso você também tenha essa e outras dúvidas sobre esse assunto, basta continuar lendo o conteúdo para descobrir como fazer a manutenção correta!

Manutenção de placa solar

Não é novidade que a energia solar tem ganhado cada vez mais adeptos, devido a grande economia que fornece, além de contribuir com o meio ambiente

Não é novidade que a energia solar tem ganhado cada vez mais adeptos, devido a grande economia que fornece, além de contribuir com o meio ambiente. Através de painéis solares, a luz do sol se transforma em energia limpa, inesgotável e sustentável.

O que muitos não sabem, é que os painéis solares ficam sujos com o tempo e isso não só reduz sua durabilidade, como também gera um baixo desempenho. Para garantir sua eficiência de captação, é preciso saber como limpar e fazer a manutenção adequada.

Para evitar gastar com processos corretivos, é necessário ficar atento quanto às possíveis mudanças de desempenho por meio do sistema de monitoramento.

Veja logo abaixo quais são os cuidados que você deve ter na manutenção da placa solar, para poder usá-la por mais tempo e aproveitar mais a energia solar.

Com qual frequência deve ser feita a manutenção de painel fotovoltaico?

Você pode fazer a manutenção do painel solar por, pelo menos, duas vezes por ano ou a cada seis meses.

Você pode fazer a manutenção do painel solar por, pelo menos, duas vezes por ano ou a cada seis meses. A periodicidade da limpeza irá variar de acordo com uma série de fatores, tais como:

  • Nível de poeira;
  • Poluição;
  • Quantidade de árvores ao redor;
  • Presença de pássaros e insetos;
  • Ocorrência de chuvas;
  • Etc.

No caso apenas de poeiras e sujeiras leves, a própria água da chuva pode dar conta do recado e limpar os painéis. Mas, para isso, os painéis devem estar inclinados por volta de 10 graus, caso contrário será mais difícil a limpeza natural dos módulos.

Por isso, é preciso escolher o melhor local e posição para instalar as placas solares. De forma resumida, evite deixá-las próximas a árvores ou arbustos, pois reduz a captura da luz solar devido às sombras causadas, além das folhas e galhos que caem.

Locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição podem exigir limpeza mais frequente.

Como limpar?

No caso de sujeiras mais difíceis de sair, como fezes de pássaros, será preciso fazer a limpeza manual. Regiões com menor incidência de chuva ou com muita poluição exigem limpezas manuais com maior frequência.

Para fazer essa limpeza, não é preciso contratar uma mão de obra especializada, você mesmo pode limpar, basta ter cuidado e seguir as recomendações do fabricante. A regra principal é limpar apenas quando o sistema estiver desligado e, de preferência, em dias sem chuva e temperaturas amenas.

Para não danificar o sistema solar, use só água, detergente neutro e uma esponja ou pano não abrasivo. Lembre-se de nunca raspar ou friccionar a sujeira a seco, o atrito pode arranhar a superfície do vidro.

Além disso, nunca use produtos de limpeza abrasivos, químicos ou que possam causar qualquer dano à superfície das placas solares. Evite apoiar ou aplicar força sobre os painéis.

O ideal é que a limpeza seja feita no chão, com a ajuda de um acessório que alcance o telhado sem causar impacto sobre os módulos.

Por que é preciso fazer a manutenção da placa solar?

Como dito acima, a sujeira que se acumula sobre as placas solares pode diminuir a sua eficiência de captação em até 25%. Além do baixo desempenho, o acúmulo de sujeira, com o tempo, pode resultar em manchas nas placas.

Com isso, contribui para que fungos surjam e causem a corrosão dos painéis e, como resultado, diminui sua vida útil. Confira logo abaixo quais são os tipos de manutenção da placa solar!

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva da placa solar consiste em, basicamente, fazer uma limpeza manual dos painéis de tempos em tempos. O principal intuito é diminuir os riscos de ocorrer alguma avaria no sistema.

Manutenção preditiva

Já a manutenção preditiva do sistema de energia rolar se resume a inspecionar o painel. O objetivo central é verificar se há sinal de um painel rachado, riscado, quebrado ou manchado e que pode ser feito por você mesmo.

Também é preciso observar com frequência quais são os índices de desempenho da usina. Verifique se há possíveis alterações de potência, para certificar-se de que está funcionando corretamente.

Manutenção corretiva

Caso mesmo tendo feito a limpeza dos painéis solares, ainda continue com baixo desempenho da usina, o ideal é entrar em contato com a assistência técnica. Para que eles possam realizar uma análise profissional e fazer o reparo adequado do sistema.

De forma alguma você deve subir no telhado para tentar desmontar o sistema sozinho. Além de colocar em risco sua segurança, também pode prejudicar o aparelho.

Quais são as vantagens de fazer a manutenção da placa solar?

Para realizar a manutenção correta das placas solares, você garante que o sistema continue a funcionar de forma eficiente. Além de reduzir os custos com reparos ou troca de peças, aumenta o aproveitamento da energia solar e a vida útil do sistema.

Assim como também reduz os custos da manutenção para, basicamente, 0%. E essa manutenção é bem simples e prática de fazer, como dito. O próprio usuário pode realizar essa manutenção, seguindo alguns cuidados.

É claro que, por ser bem prático e econômico, a energia solar tem sido uma alternativa perfeita de fonte de energia sustentável. Tanto para atender as necessidades urbanas quanto rurais, seja em residências, indústrias ou até mesmo comércios.

Conclusão

Como você pôde ver nesse conteúdo, realizar a manutenção da placa solar não é uma tarefa difícil e precisa ser feita de tempos em tempos. A manutenção adequada impede que tenha prejuízos e mais gastos com as placas.

Por fim, esse artigo foi útil para você? Gostou de saber mais sobre esse assunto? Não esqueça de compartilhar com os seus amigos para ajudá-los a conhecer melhor essa tecnologia!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM