A aplicação de placas fotovoltaicas é algo que possibilita tanto empresas como casas a poupar na conta de luz e atualizar uma energia sustentável no local. Se faz necessário contar com um profissional apto para realizar a instalação de modo adequado.
Isso vai evitar que durante o procedimento ou após ele, ocorram quaisquer complicações. Um engenheiro é a parte vital neste processo pois ele avaliará toda a instalação e saberá os pontos positivos e negativos que devem ser melhorados.
Há muitas imagens pela internet que expõem a queda de telhados em tempestades. A partir daí, gera-se uma série de dúvidas que levam ao cliente uma insegurança quanto ao serviço.
Pensando nisso, este artigo tem como objetivo ajudar o profissional a saber como uma avaliação deve ser feita e como a estrutura deve ser preparada. Assim como tranquilizar consumidores, informando sobre como os procedimentos devem ser feitos.
Como preparar as placas fotovoltaicas para sua instalação?
Alguns dos vídeos e imagens que circulam na internet, mostram casas e empresas com seus tetos destruídos após uma tempestade. Imagens essas que contam com a presença de placas fotovoltaicas e nos traz questionamentos:
A queda aconteceu por conta dos painéis?
- Se faz necessário avaliar as condições do telhado antes de instalar as placas?
- Deve-se ter algum tipo de preocupação após sua instalação?
Esses acabam sendo algumas das várias perguntas apresentadas. Sendo assim, antes que se possa achar alguém ou algo para culpar, é preciso abordar uma questão: a avaliação da estrutura do local foi feita de maneira correta antes que os painéis fossem instalados?
Isso porque o engenheiro é uma parte fundamental nesse processo de avaliação. Esse profissional é responsável e deve tratar toda a estrutura seguindo o rigor que a engenharia possibilita a ele.
A análise é extremamente importante para que se possa instalar adequadamente as placas fotovoltaicas e não haja nenhum tipo de acidente. Fatores como vento e chuva devem acabar sendo incluídos na montagem do projeto, assim como o peso da placa e do telhado juntos.
A instalação incorreta que gera riscos ao local pode acabar sendo considerada como crime de responsabilidade. Este é um assunto muito sério e, por isso, levantaremos algumas questões necessárias abaixo.
Quais fatores são necessários para a correta análise de uma estrutura?
O chamado projetista fotovoltaico não precisa ter uma especialidade em telhados. Para isso é que se conta com a engenharia civil e mecânica.
A empresa responsável deve possuir esses profissionais junto de si para que a instalação das placas acabe sendo realizada com sucesso. A avaliação de estrutura deve fazer parte da composição de custo de todo projeto fotovoltaico. Deve-se cumprir algumas etapas, como:
- Avaliação estrutural: onde se faz o levantamento das características do telhado;
- Projeto estrutural: aqui se faz o cálculo das estruturas para que se saiba a quantidade de painéis a se instalar e outras informações importantes como a carga gravitacional;
- Avaliação dos painéis: avaliar os riscos naturais como chuva e vento, topografia, entre outros fatores.
É preciso fazer um reforço no telhado para instalar as placas solares?
Depois de uma avaliação completa onde se confere às dimensões, estrutura, força, material utilizado e cargas de peso. Entre tantos outros fatores estipulados pela ABNT é que se passa a ponderar sobre um reforço ou não.
Em vários casos, o reforço acaba sendo necessário. Tudo dependerá de como ocorreu a avaliação da estrutura do local e, em caso positivo, o engenheiro tem a função de informar uma solução.
Desse modo, uma lista de materiais é necessária, assim como alguns profissionais, por exemplo um serralheiro.
Depois de tudo feito e vistoriado, a empresa e o cliente podem ficar tranquilos. Os custos devem ter repasse para o cliente e felizmente eles, em geral, não costumam inviabilizar o processo de instalação.
Quais fatores devem ter uma previsão de análise técnica das placas fotovoltaicas?
Antes de mais nada, para que o sistema fotovoltaico exista em si, é preciso basear-se no recebimento de luz solar no local. Em cada região um parâmetro é definido.
Essa avaliação individual é feita para que se possa instalar as placas de maneira a maximizar o potencial das mesmas. Outros pontos também precisam de atenção como a:
- Projeção dos prédios vizinhos;
- Reservatório de água;
- Instalações de antenas.
Tudo isso precisa entrar nas considerações finais. Há outros três fatores que também precisam de uma observação especial: a resistência do local, as características físicas da cobertura e redondezas do telhado.
Todas as instalações precisam de uma análise técnica?
Sim, todas as instalações precisam de uma análise pois a energia gerada terá diferença em situações distintas. Por exemplo, em como o ângulo de um telhado se encontra.
Se um sistema estiver mais voltado para o sol, ele produzirá mais energia. Se estiver um pouco mais inclinado ou voltado para outra direção, a energia acaba sendo diferente.
Saber como avaliar e preparar um telhado para que ele possa receber as placas fotovoltaicas é extremamente necessário. Só por meio de uma avaliação completa é que se pode evitar acidentes e desabamentos.
O trabalho do engenheiro se torna algo muito importante e precisa de muita cautela. Principalmente porque se um desabamento acontecer, o profissional e a empresa será condenada por crime de responsabilidade por não ter prestado um serviço de qualidade.
Então não há um mistério sobre isso, para que se possa ter segurança é preciso contar com um projeto estrutural que tenha profissionais aptos e que sigam as normas da ABNT. A partir dessa análise é que se poderá dizer se uma estrutura está apta ou não a receber as placas solares e quais mudanças necessárias precisam acontecer no local.
Conclusão
Por fim, vimos então sobre a necessidade de uma boa avaliação das placas fotovoltaicas e da estrutura do local por meio de profissionais da engenharia. Este é um trabalho muito sério e que se deve fazer com muito cuidado.
Apenas assim, nenhum ponto passa despercebido e por isso que o conhecimento na área é indispensável. Então, conte com a Critéria Energia Solar para que todo o suporte seja utilizado no projeto.
Esse conteúdo foi útil? Nos conte nos comentários o que achou e deixe suas dúvidas caso ainda possui alguma.