Critéria Energia Solar - Uma história de sucesso!

Após a participação no 25º Congresso de Engenharia Naval, realizado em novembro de 2014, no Rio de Janeiro, um grupo de estudantes da primeira turma de Engenharia Naval da UEA decidiu montar uma equipe para participar da competição universitária Desafio Solar Brasil. Eles construíram um barco elétrico tripulado, alimentado por energia solar, que seria utilizado na competição de novembro em Búzios, também no Rio de Janeiro.

No início de 2015, ainda sem nome, espaço para confecção e verba, a equipe foi sendo formada com estudantes de diversos cursos. Jhordan foi o primeiro a ser convidado, Fábio entrou pouco tempo depois, e ainda no primeiro semestre, Carlos juntou-se à equipe. Os três foram fundamentais para que a construção do barco fosse concluída a tempo da competição.

A Universidade os apoiava no transporte com as passagens para a competição e o frete do barco na ida aéreo e na volta rodo- fluvial dado o tamanho do mesmo. Todos os outros custos, com mão de obra, componentes e equipamentos foram sanados com eventos para arrecadação, como rifas, campeonatos de futsal, noites de massa e etc. Chegaram a empreender uma barraca no CSU do parque 10 por 2 meses, para potencializar a arrecadação. Essa motivação pessoal aflorou o desejo de superação do time de alunos, que mais tarde se tornariam, também levados pelo desejo de fazer coisas incríveis tornarem-se realidade os sócios-diretores da Critéria Energia. 

A participação no campeonato rendeu 4 anos e o crescimento foi gradual, na primeira participação em 2015 a equipe amazonense conquistou o 9° lugar, consecutivamente o 6° lugar em 2016, e por fim alcançaram o pódio com o 3° lugar em 2018 com o barco Poraquê, barco elétrico movido exclusivamente a energia solar, essa realização foi o impulso para continuarem a empreender. Em paralelo ao projeto Leviatã, iniciaram, a confecção de um poste alimentado exclusivamente por energia solar, infelizmente economicamente inviável, nesse momento o trio cria a empresa Idee, que foi encerrada no mesmo ano. 

A universidade apoiou o transporte com as passagens para a competição e o frete do barco, na ida aérea e na volta rodo-fluvial, devido ao tamanho do mesmo. Todos os outros custos, com mão de obra, componentes e equipamentos, foram sanados com eventos para arrecadação, como rifas, campeonatos de futsal, noites de massa, entre outros. A equipe chegou a empreender uma barraca no CSU do parque 10 por 2 meses, para potencializar a arrecadação. Essa motivação pessoal aflorou o desejo de superação do time de alunos, que mais tarde se tornariam sócios-diretores da Critéria Energia, levados pelo desejo de fazer coisas incríveis tornarem-se realidade.

A participação no campeonato rendeu 4 anos e o crescimento foi gradual. Na primeira participação em 2015, a equipe amazonense conquistou o 9° lugar, consecutivamente o 6° lugar em 2016 e, por fim, alcançaram o pódio com o 3° lugar em 2018, com o barco Poraquê, barco elétrico movido exclusivamente a energia solar. Essa realização foi o impulso para continuarem a empreender. Em paralelo ao projeto Leviatã, iniciaram a confecção de um poste alimentado exclusivamente por energia solar. Infelizmente, ele se mostrou economicamente inviável, e nesse momento o trio criou a empresa Idee, que foi encerrada no mesmo ano. Os empreendedores decidiram participar de mentorias com o Flash Sebrae, um programa de incubação de startups, diferenciando-se da tendência do mercado de abrir empresas.

Em 2018, eles fundaram uma microempresa chamada Weco Solar, que vendia e instalava sistemas de energia solar. Em um mercado novo com apenas um concorrente expressivo, o negócio teve grande sucesso. No início da pandemia, em março de 2020, a profissionalização crescente da empresa levou à necessidade do registro de marca. O processo de registro revelou os riscos de manter a marca Weco, então surgiu a Critéria Energia, uma empresa com o objetivo de atender o mercado amazonense com propriedade, razoabilidade, sensatez e cuidado. A marca da empresa é expressa pela entrega de resultados que atendem às expectativas dos clientes.

Com o know-how de oito anos de desenvolvimento de projetos em energia solar, a Critéria agora possui mais de 600 clientes em Manaus e no interior, além de 50 colaboradores e um atendimento de qualidade exclusiva.

“Nossa visão para o mercado é atender nos próximos 5 anos as regiões norte e nordeste, levando nossa experiencia pioneira para novas praças, com o compromisso ecológico e social com nossos clientes.”