Muitos consumidores já estão de olho nos eletrodomésticos que mais consomem energia devido a energia mais cara com a chegada da bandeira de Escassez Hídrica, cujo valor é maior que a da bandeira vermelha 2.
Para economizar mais na conta ao final do mês, continue lendo esse conteúdo para conhecer quais são os vilões da energia e como diminuir os seus gastos!
Eletrodomésticos que mais consomem energia
A cada vez que a conta de luz sofre reajuste, a energia passa a consumir uma fatia maior do orçamento da população brasileira. O valor da energia elétrica já aumentou três vezes mais que a inflação durante os primeiros oito meses de 2021.
Para tentar economizar um pouco, veja logo abaixo quais são os eletrodomésticos que mais consomem energia e dicas para reduzir o valor da conta de luz ao final do mês!
1. Ar-condicionado
Ao longo dos meses mais quentes, muitas pessoas não conseguem ficar sem o ar-condicionado. Embora não tenha um consumo tão alto como o chuveiro elétrico, devido ao tempo que fica ligado, esse aparelho gera impacto na conta.
Ainda de acordo com dados do Procel, um ar-condicionado que tem consumo igual ou menor que 9 mil BTU/h, o seu consumo médio por mês é de 128,80 kWh, caso fique ligado 8 horas por dia.
Nesse mesmo tempo, um aparelho com cerca de 30 mil BTU/h gasta 679,20 quilowatt por hora. Sendo assim, caso você não dispense o uso do ar-condicionado, o ideal é procurar por um aparelho menor, de acordo com o tamanho do cômodo.
2. Geladeira
A geladeira também está nessa lista dos eletrodomésticos que mais consomem energia. Enquanto uma geladeira de uma porta consome, em média, 25,20 kWh por mês, a de duas portas frost free consome 56,88 kWh mensais.
Por esse aparelho ter que ficar ligado 24 horas por dia, é difícil tentar economizar. Mas, uma dica é mantê-lo o mais longe possível do fogão, já que a geladeira tende a gastar mais energia para compensar o calor vindo do fogão.
Outra dica importante é evitar abrir a porta da geladeira toda hora ou deixá-la aberta por muito tempo.
3. Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico é um dos grandes inimigos da conta de luz, podendo chegar ao consumo mensal de até 88 kWH com 32 minutos de uso por dia. A melhor dica para reduzir o consumo, tanto de água quanto de energia, é ficar menos tempo no chuveiro.
Chuveiros com uma potência menor também tendem a gastar menos.
4. Videogame
O videogame, apesar de não parecer, também gera impacto na conta de luz ao final do mês. Se uma pessoa jogar por volta de 4 horas por dia, o consumo do videogame será de 1,44 kWh.
As versões mais novas dos videogames, como o PS5 e Xbox Series S tendem a gastar mais energia ao rodar jogos da nova geração. No entanto, com jogos retrocompatíveis, o consumo é menor que de seus predecessores, PS4 e Xbox One.
5. Micro-ondas
Para aqueles que têm um dia a dia mais agitado, o micro-ondas é um grande aliado na hora de preparar a refeição. Apesar de ser bem prático e útil, o seu lado negativo é que pode aumentar a conta de luz.
Um micro-ondas de 25 litros, se usado por 20 minutos em um mês, chega a gastar cerca de 13,98 kWh. Para economizar nessa parte, evite usá-lo sempre que puder, preferindo o fogão e deixá-lo fora da tomada quando não for usar.
6. Televisão
A televisão também é outro aparelho que pode pesar na conta de luz, dependendo do seu uso. Um modelo LED de 42 polegadas, por exemplo, chega a consumir cerca de 30,45 kWh mensal, se usado 5 horas por dia.
A melhor opção para gastar menos, é optar por modelos mais novos, como as Smart TVS de LED. E para reduzir o seu consumo, o melhor jeito é desligar a televisão quando não estiver assistindo.
7. Carregador de celular
Você sabia que deixar um carregador de celular na tomada, pode gastar em média 0,25,20 kWh? O consumo aumenta para 5 kWh quando o carregador está conectado no celular.
Para economizar, o ideal é não deixar o seu carregador ligado na tomada o dia todo. E fique atento a bateria do celular, quando estiver 100% carregada, tire o aparelho e desconecte o carregador da tomada.
8. Cooktop elétrico
O cooktop elétrico é uma opção para quando o espaço na cozinha é menor, mas também é outro vilão quando o assunto é consumo de energia. Mesmo usando o cooktop só uma vez por dia, o consumo no final do mês é de 68,55 kWh.
Para reduzir a conta, cozinhe no cooktop apenas quando for preciso e tudo de uma vez, para não ligar e desligar o aparelho muitas vezes.
9. Ferro elétrico
Segundo a Enel, um ferro elétrico pode representar cerca de 7% do valor da conta de energia. Sendo assim, o recomendado é acumular o máximo de roupas que puder antes de passar.
Para os ferros automáticos, regule a temperatura e passe primeiro as roupas que não exigem tanto calor.
Como economizar energia?
Além das dicas de como usar os eletrodomésticos para economizar, você também pode trocar as instalações elétricas mais antigas ou que estejam com algum defeito.
As instalações elétricas mais antigas ou com defeitos podem gerar uma fuga de energia, que aumenta o consumo. Por isso é preciso contar com os serviços de um eletricista de confiança para manter o bom funcionamento.
E não deixe os fios expostos em paredes, telhados ou no jardim pois, o risco de causar um choque elétrico é grande. Além de estarem mais suscetíveis às fugas de energia.
Lembre-se de sempre tirar os aparelhos da tomada quando não estiver usando e evite deixá-los em modo stand-by, pois consomem energia mesmo assim. O único que não pode ser tirado da tomada é a geladeira.
Troque as luzes por mais econômicas e apague sempre que sair de um cômodo e, durante o dia, abra as portas e janelas para aproveitar a luz natural.
Energia solar
Durante o horário de pico, é quando se tem um maior consumo de energia elétrica. Uma opção eficiente para reduzir os gastos com a conta de luz é adotar a energia solar fotovoltaica para o lar.
A alternativa da energia solar tem sido cada vez mais procurada entre os consumidores. Apesar do custo inicial ser mais caro, adotar um sistema de fotovoltaico garante um maior custo-benefício a longo prazo.
É um ótimo meio para continuar a ter o conforto de uma vida moderna, pagando menos e ainda contribuindo com o meio ambiente.
Por fim, caso tenha gostado desse conteúdo, não esqueça de compartilhar com os seus amigos!