ENERGIA SOLAR
A energia solar é uma fonte de energia renovável e sustentável, que funciona utilizando a luz solar como fonte de energia e pode ser aproveitada de diversas formas.
É sustentável pois a captação da energia elétrica é feita através da luz do sol, sendo assim, originada da natureza. Dessa forma, os recursos podem ser usados de forma abundante e renovável, não afetando o meio ambiente.
É uma fonte de energia limpa, pois a produção de energia elétrica através desse sistema, não emite gases poluentes como: dióxido de carbono (CO2), óxidos de nitrogênio (NO2) e dióxido de enxofre (SO2), que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.
Ou seja, é uma fonte de energia que utiliza os recursos naturais de maneira eficiente e não contribui com a poluição do planeta e nem com as mudanças climáticas.
FONTES ALTERNATIVAS
Dentre as opões de energia renovável, a energia solar ganha destaque, pois podem ser instalados no telhado de construções já existentes.
Sendo assim, casas, indústrias e empresas que optarem pela energia solar, estarão contribuindo com o meio ambiente utilizando uma fonte de energia limpa e sustentável.
Mas afinal, você deve se perguntar: quanto eu contribuo para o meio ambiente instalando um sistema assim na minha casa ou empresa?
SUSTENTABILIDADE E A ENERGIA SOLAR
Para que consigamos analisar a sustentabilidade da energia solar, precisamos passar por todo o ciclo de vida de um sistema de energia solar.
Desde a fabricação, a utilização e o descarte de um sistema de energia fotovoltaica.
É possível dizer que o processo de fabricação é a etapa que apresenta os maiores impactos negativos da energia solar.
As placas solares respondem por 85% da energia utilizada, enquanto os inversores fotovoltaicos consomem 7%.
Isso se explica pela maior complexidade das placas e as várias etapas envolvidas em sua fabricação.
Porém, toda a energia utilizada na produção é gerada com sobra pela placa durante sua vida útil de geração, que podem ter uma vida útil entre 25 e 30 anos.
Segundo estimativas, em 2 anos e meio uma placa solar terá gerado toda a energia que consumiu em sua fabricação.
Já na etapa de utilização, os impactos são nulos em projetos de geração distribuída, que nada mais são os sistemas de energia solar na sua casa ou na sua empresa.
Isso porque as placas são instalados sobre os telhados, não ocupando e nem afetando espaços de terra.
Por último, na etapa de descarte, o mundo como um todo está conhecendo os possíveis impactos agora.
Na Europa, onde os primeiros usos da tecnologia começaram nos anos 90, centrais de reciclagem já começam a aparecer.
Como 90% da sua composição é de vidro, polímeros e alumínio, todos materiais recicláveis, as placas já contam com processos de reciclagem altamente eficazes e com o mínimo de impacto ambiental.
SUSTENTABILIDADE E ECONOMIA
Ou seja, você pode ajudar o meio ambiente não só plantando árvores, mas também instalando um sistema de energia fotovoltaico.
Segundo a calculadora de CO2 do IDESAM, uma casa que consome 1000 kWh por mês, emite 9,12 toneladas de CO2 na atmosfera, sendo necessário a plantação de 25 árvores ao ano para compensar essa emissão.
Um sistema de energia solar emite 90% menos CO2 que o sistema de energia elétrica convencional, ou seja, é como se você tivesse plantando 22 árvores ao ano, optando pela energia fotovoltaica.
Além de tudo isso, você pode ter até 95% de redução na sua conta de energia.
Simule sua economia e um de nossos especialistas irá te ajudar a ter todas essas vantagens!