Aproveitar a radiação solar é uma das alternativas mais sustentáveis e limpas para garantir o funcionamento dos equipamentos elétricos residenciais ou empresariais.

Energia solar funciona à noite? Veja mitos e verdades sobre o assunto

Aproveitar a radiação solar é uma das alternativas mais sustentáveis e limpas para garantir o funcionamento dos equipamentos elétricos residenciais ou empresariais. Ainda que os painéis fotovoltaicos não sejam uma tecnologia recente, ainda existem diversas dúvidas e, entre elas, se a energia solar funciona à noite.

Para te ajudar a entender melhor este assunto, é só continuar a leitura do nosso artigo. Vamos lá!

A produção de energia solar

Antes de partir para o foco do artigo e saber se a energia solar funciona à noite,

Antes de partir para o foco do artigo e saber se a energia solar funciona à noite, é preciso que você entenda como é o funcionamento das placas fotovoltaicas. E para isso, vai ser feita uma breve contextualização.

O sistema de geração de energia solar, chamado de sistema fotovoltaico, usa os raios de sol e os transforma em eletricidade, para o funcionamento de eletrodomésticos e equipamentos diversos. 

O painel é formado por células, feitas de arseniato de gálio, sendo mais comum que sejam de silício cristalino, por ser um material de custo mais acessível. As células são essenciais para o início do processo, já que servem para captar a radiação solar.   A próxima fase do processo é transformar a energia obtida em um tipo compatível com a rede convencional.

Decidir pelo investimento nessa modalidade de energia traz muitas vantagens, ambientais e econômicas. No quesito ambiental, ela é uma fonte limpa, infinita; e, em termos financeiros, ainda que ela exija um investimento inicial, a médio e longo prazo, há um retorno sobre o valor investido com uma tarifa mais baixa de consumo. Ainda mais porque a vida útil de um sistema como esse é de 20 a 25 anos. 

E ninguém nem precisa falar que economizar na conta de luz é uma coisa boa, não é mesmo? Tire proveito de morar em um dos países com maior índice de radiação solar do planeta. O Brasil é um dos que mais possibilitam a energia solar ser bem aproveitada, com uma média de incidência de 10 horas por dia ou mais, dependendo da região e da época do ano.

Agora que você já sabe como é o processo, vem novamente a dúvida: como fica o período da noite nos locais com sistema fotovoltaico? Nós vamos te explicar direitinho no tópico a seguir.

A energia solar funciona à noite?

À noite, como é de esperar, não há incidência de luz solar, portanto não é possível que o sistema continue a produção.

À noite, como é de esperar, não há incidência de luz solar, portanto não é possível que o sistema continue a produção. E, para que o fornecimento de energia não seja prejudicado, há duas soluções.

A primeira, é contar com um banco de baterias para armazenar tudo o que for captado durante o dia e guardar para uso posterior. E a segunda, é ter o sistema conectado à distribuidora de energia elétrica, caso as baterias descarreguem ou não haja produção suficiente durante o dia.

Ainda que o Brasil seja um país com grande potencial solar, alguns fatores podem afetar a produção de energia solar. Dias chuvosos ou nublados impedem que os raios sejam direcionados para as placas solares, isso acontece porque as nuvens e as gotas de chuva dificultam a movimentação dos raios solares. 

E aí, gostou do artigo? Com ele, você pode tirar eventuais dúvidas sobre painéis fotovoltaicos e se a energia solar funciona à noite. Já que estamos falando sobre isso, temos um conteúdo que pode te ajudar a entender porque investir nessa solução é o melhor caminho. Clique no banner para baixar gratuitamente:

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM