entenda como funciona o gerador de energia solar on-grid

O que é o gerador de energia solar e para que ele serve?

O gerador de energia solar é uma fonte renovável de energia elétrica que tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo. Esse equipamento é capaz de converter a luz do sol em energia elétrica, reduzindo a dependência de fontes não renováveis de energia e ajudando a preservar o meio ambiente. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre o gerador de energia solar, como ele funciona na prática, qual é sua composição e quais são suas principais vantagens.

O que é um gerador de energia solar?

É o gerador de energia solar dentro do sistema on-grid é o equipamento que converte a luz do sol em energia elétrica por meio dos painéis solares. A energia captada e gerada e convertida em eletricidade pelo inversor para que possa ser utilizada.

O equipamento pode ser utilizado tanto em residências quanto em empresas, sendo uma alternativa limpa e sustentável para a geração de energia elétrica.

LEIA TAMBÉM: 9 dúvidas mais comuns sobre a energia solar após a Lei 14.300

Entenda como funciona o gerador de energia solar

Um gerador de energia solar é um conjunto de equipamentos projetados para, efetivamente, converter a irradiação do sol em corrente elétrica e, depois, permitir que ela seja utilizada nas residências, bem como nas empresas e industriais, conforme já discorremos.

O gerador de energia fotovoltaica funciona como se fosse uma pequena usina sustentável produtora de energia elétrica, contribuindo com a economia dos custos e, principalmente, com a preservação do meio ambiente. São constituídos de dois componentes principais: o inversor solar e o painel solar. Também, há outros componentes como cabos, conectores e estruturas de fixação dos painéis que são dimensionadas de acordo com o projeto.

O inversor é semelhante ao inversor elétrico comum, porém, a energia convertida é a do sol. Seu circuito é composto por duas partes, que convertem a corrente contínua (CC) gerada pelos painéis fotovoltaicos em corrente alternada (CA) utilizadas nas casas e empresas para alimentação dos equipamentos elétricos.

Para um gerador de energia solar ser on grid, ele precisa ter conexão direta com a rede elétrica, ou seja, com a concessionária de energia. Portanto, a energia produzida é enviada à distribuidora que, abate uma parcela da conta de luz, por meio de um sistema de compensação de créditos de energia solar. 

Compensação De Créditos Por Posto E Horário

Se você é um usuário pesado de eletricidade, é provável que pague pelo uso de energia em uma base de “posto horário” (“tarifa de pico” e “fora de pico”). Isso significa que você paga mais para usar energia no horário de pico.

Nesta situação, os “créditos de energia” são compensados através da seguinte fórmula simples:

  • Ex: Se você pagar 5 vezes mais pela energia que usa no horário de pico, deverá gerar 5 vezes mais crédito fora do horário de pico;
  • Ex: R$ 0,2/kWh para a tarifa do horário de pico cinco vezes maior = R$ 1/kWh.

SAIBA MAIS: Como funciona a regulamentação dos Créditos de Energia Solar?

Qual é a composição do gerador de energia solar?

O gerador de energia solar é composto basicamente por dois elementos principais: os painéis solares e inversor.

Os painéis solares são responsáveis por captar a luz do sol e convertê-la em energia elétrica. Eles são compostos por células fotovoltaicas, que são capazes de transformar a energia solar em eletricidade. Devem ser instalados sempre onde há incidência de luz solar geralmente sob o telhado da edificação.

Já o inversor é instalado dentro da casa, ou em um local próximo e protegido, ele é responsável por transformar a corrente contínua gerada pelos painéis solares em corrente alternada, que é a forma de energia elétrica utilizada em residências e empresas. 

Existem algumas diferenças entre o painel solar e o coletor solar. Ambos os equipamentos têm origem em um mesmo recurso natural, mas as diferenças são grandes.

Onde o gerador de energia solar é instalado?

O gerador de energia solar é instalado preferencialmente em um local onde receba a maior quantidade possível de luz solar. Isso pode ser feito tanto no telhado da residência ou da operação, como em um terreno próximo. 

Os painéis solares devem ser posicionados em um ângulo que permita a captação máxima da luz solar, o que geralmente é determinado pela latitude do local onde o gerador será instalado.
No caso dos sistemas on Grid, essa ligação é feita à rede elétrica da concessionária de energia.

Geração de energia e crédito solar: entenda como funciona

O crédito solar é um sistema de incentivo à geração de energia renovável que permite aos proprietários de sistemas de painéis solares fotovoltaicos receber créditos na contas de energia elétrica quando há excesso de energia gerada pelos seus sistemas.

Para entender como funciona o crédito solar é simples: quando os painéis solares produzem mais eletricidade do que o necessário para abastecer a residência ou empresa, o excedente é enviado para a rede elétrica. 

Em troca, o proprietário do sistema recebe créditos em sua conta de energia. Daí esses créditos podem ser usados para compensar o consumo de energia elétrica em momentos em que os painéis solares não estão gerando eletricidade suficiente, como durante a noite ou em dias nublados.

O sistema de crédito solar é variável, de acordo com o país ou o estado, mas geralmente é regulamentado pelas autoridades locais de energia. O usuário pode transferir seus créditos para outra unidade consumidora desde que os sistemas tenham o mesmo cpf no registro.

Para concluir

O gerador de energia solar com sistema on grid é uma tecnologia cada vez mais utilizada como uma alternativa sustentável e eficiente para a geração de energia elétrica – além de reduzir a dependência de fontes não renováveis de energia e ajudando a preservar o meio ambiente.

Entre em nosso simulador de economia!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM