Existem algumas diferenças entre o painel solar e o coletor solar. Ambos os equipamentos têm origem em um mesmo recurso natural, mas as diferenças são grandes.

3 diferenças entre o painel solar e o coletor solar

Existem algumas diferenças entre o painel solar e o coletor solar. Ambos os equipamentos têm origem em um mesmo recurso natural, mas as diferenças são grandes.

Caso você tenha interesse em entender mais sobre esses sistemas, como funcionam e quais as vantagens que cada um proporciona, basta continuar com essa leitura!

 Qual a diferença do painel e coletor solar?

Para muitas pessoas, a energia solar, além de ser sustentável e fornecer uma melhor qualidade de vida, possibilita que eles gerem a própria energia que consomem e economizam mais com a conta de luz.

Mas, há dois termos que podem causar uma certa confusão: coletor solar e painel solar. Confira logo abaixo as principais diferenças entre ambos:

1. Modo de funcionamento 

O painel fotovoltaico transforma energia solar em energia elétrica e os coletores solares transformam calor em energia térmica para usos como aquecer a água.

A energia solar é convertida em energia elétrica por painéis fotovoltaicos para uso em eletrodomésticos como geladeiras, aparelhos eletrônicos, entre outros. Para isso, necessitam de tecnologia de ponta para produção.

O coletor solar é mais simples e requer menos esforço de instalação do que um painel fotovoltaico; logo, é muito utilizado para aquecer piscinas e chuveiros. O funcionamento é o seguinte: a água fria flui por canos dentro dos coletores, que retêm o calor do sol.

O vidro que reveste o aparelho ajuda a aquecer os componentes, o que faz com que a água aqueça sem o uso de energia elétrica.

E, vale notar que os coletores podem ser feitos de materiais recicláveis, como garrafas pet e embalagens de leite Tetrapak.

2. Valores

O custo de um aquecedor solar de água varia com base no tamanho do reservatório e o tipo de tecnologia utilizada no processo de aquecimento da água. No entanto, costumam custar entre R$ 2.000 e R$ 6.000, o que é uma ótima relação custo-benefício dado o estado do mercado de energia.

É possível economizar até cerca de 35% na conta de luz! Já o sistema de painel solar é mais caro do que a instalação, e você pode obter uma economia de até 95% em sua conta de luz. 

3. Instalação 

Os coletores solares térmicos (aquecedores solares de água) são mais pesados, porque trabalham com água dentro deles. A reserva térmica requer um grande espaço para instalação, enquanto existem modelos que podem ser montados do lado de fora, sobre o telhado da casa, o que normalmente tem pouco apelo estético.

Certos modelos de reservatórios requerem conexão elétrica para o funcionamento dos auxiliares internos dessas unidades, por possuírem um sistema de aquecimento auxiliar interno.

Já a instalação de um painel solar é apenas elétrica (e mecânica, graças à fixação dos painéis solares e do inversor on-grid). Tudo pode ser instalado sem “quebrar paredes” para permitir a passagem de cabos de interligação entre placas solares e o inversor on-grid, e do inversor à rede.

Não é necessário o uso de baterias com sistema fotovoltaico residencial conectado à rede (sistema fotovoltaico on-grid); em vez disso, a própria rede é usada como bateria, fornecendo estabilidade ao consumo de energia da casa.

 

Vantagens do coletor solar

Existem algumas diferenças entre o painel solar e o coletor solar. Ambos os equipamentos têm origem em um mesmo recurso natural, mas as diferenças são grandes.

Confira logo abaixo algumas vantagens do coletor solar!

Econômico 

Os custos de energia para aquecer a água não são desprezíveis, em certas situações, eles podem representar até 40% do uso total de energia de uma casa! Com isso, sistemas de aquecimento como os termosolares apresentam oportunidades de economizar mais e ter um retorno do investimento.

Baixa manutenção

O equipamento precisa de manutenção constante, mas é muito prático, barato e fácil de fazer. Para maximizar a captação de energia solar e manter o potencial do sistema, é fundamental limpar os vidros dos coletores solares e só. 

Valoriza mais o seu imóvel

O investimento em sistemas termosolares, como são famosos, é visto como uma grande vantagem no mercado imobiliário. A valorização de um imóvel é óbvia porque ele passa a usar tecnologia sustentável que não só garante mais conforto, como também economia de custos diários.

Em poucos anos, o retorno do investimento já foi obtido ao economizar na conta de energia, e há ainda mais benefícios se você decidir vender ou alugar sua residência.

Ajuda o meio ambiente 

Enquanto a construção e operação de usinas causam uma série de terríveis impactos ao meio ambiente, como o desmatamento, a energia solar é um recurso totalmente limpo, abundante e gratuito. O sistema utilizado para capturá-la também respeita o meio ambiente, garantindo conforto com maior sustentabilidade.

Mais conforto 

E já que o assunto é conforto, não há como negar que esse é um dos maiores benefícios do uso da energia solar para aquecer água. A água quente fica em um boiler térmico que mantém a temperatura da água aquecida, assim não é preciso esperar que o chuveiro esquente para tomar banho ou se preocupar em gastar mais energia em banhos quentes.

 

Vantagens da energia solar 

Já em relação às vantagens do painel solar, você pode conferir logo a seguir:

  • Durante o uso, a energia solar não polui o meio ambiente. Utilizando os métodos de gestão atuais, a poluição resultante da produção das ferramentas necessárias para a construção de painéis solares está totalmente sob controle;
  • Os painéis requerem pouca manutenção;
  • A potência dos painéis solares está aumentando cada vez mais enquanto seu custo está diminuindo. Como resultado, a energia solar está se tornando uma opção econômica mais viável;
  • Em nações tropicais como o Brasil, o uso da energia solar é viável em todo o país. Em áreas distantes dos grandes centros produtores de energia, o uso da energia solar ajuda a reduzir a demanda de energia nessas áreas e, como consequência, a perda de energia que resultaria da transmissão;
  • Você pode obter uma economiza de até 95% em sua conta de luz;
  • Os painéis solares têm uma vida útil de 25 ou mais, quando bem cuidados. 

 

Conclusão 

Por fim, deu para identificar as diferenças entre o coletor solar e o painel solar? É fundamental estar atento às suas necessidades na hora de escolher o que você vai instalar, seja para conversão dos raios solares em energia térmica ou elétrica.

O correto seria usar ambos os equipamentos, tendo uma maior economia e tornando a sua casa mais sustentável! E caso este conteúdo tenha sido útil para você, não deixe de compartilhar com os amigos que também têm interesse sobre!

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM