energia solar em casa é um assunto que surte dúvidas em clientes em potencial

Energia solar em casas: respondemos as 5 dúvidas mais comuns

Muitas pessoas sentem vontade de instalar energia solar em casa, mas ainda possuem dúvidas em relação a isso. 

A questão financeira preocupa muitas pessoas e por não entenderem como isso funcionaria, acabam desistindo de ter essa fonte de energia limpa em casa. 

Como funciona a energia solar na sua casa?

Cada vez mais as pessoas estão buscando instalar sistemas de energia fotovoltaica em suas casas. Pois, com eles, além de você ter a sua própria fonte de energia limpa, você ainda economiza na conta de luz. 

Em geral, essa redução na conta de luz pode ser de até 95%. É um valor muito alto, principalmente no momento em que a bandeira tarifária muda com certa frequência.E ainda é uma forma de aliviar o sistema público de energia e fazer a sua parte, pensando no futuro. 

São tantos benefícios que cada vez mais cresce o número de casas no Brasil que utilizam esse sistema. Mas, apesar de ser uma fonte de energia que está ficando popular entre as pessoas,contudo, muitos ainda têm dúvidas. 

É um investimento relativamente alto e ninguém quer fazer sem entender 100% como funciona. Por isso, além de saber o básico, que é um sistema que usa a radiação solar para fornecer energia para a sua casa, o que mais você precisa saber? 

Para ajudar, separamos aqui as dúvidas mais comuns entre as pessoas que estão pensando em instalar painel solar, para você finalmente saber quais são os mitos e quais são as verdades.

LEIA MAIS: Como calcular seu consumo de energia elétrica residencial?

Como funciona um sistema de energia fotovoltaica?

a energia solar fotovoltaica funciona a partir da captação da luz do sol

A função do painel solar é absorver a radiação solar. Então, dentro do sistema, tem um inversor que vai transformar essa energia solar em energia elétrica. 

O sistema pode ser off-grid ou on-grid. O mais comum nas casas em meio urbano é sem dúvida o on-grid. 

Pois, é o sistema conectado à rede de distribuição de energia da sua cidade. Assim, o sistema vai produzir energia elétrica e jogar para o quadro geral de eletricidade da sua residência. 

Nesse momento, todos os aparelhos que estiverem ligados vão usar essa energia. Caso você esteja gerando mais energia do que está consumindo, essa energia extra vai ser jogada para a rede de energia da sua cidade em forma de créditos. 

Essa energia “extra” vai ser descontada depois da sua conta de luz, então é como se você tivesse utilizado a mesma, ainda que não ela não tenha sido diretamente utilizada sua casa. Os créditos acumulados, é bom esclarecer, têm validade de até 5 anos.

LEIA MAIS: Crédito de energia solar: entenda o funcionamento agora mesmo

Em quanto tempo você tem o retorno do investimento? 

O retorno do investimento varia muito entre os lugares. Aqui no Brasil, por exemplo, ele chega mais rápido por ser um país com muita radiação solar. 

Mas, o investimento em si também vai variar muito de acordo com a localidade, a empresa que você contratar para o serviço e quantos painéis solares você deseja instalar. 

Assim, em menos tempo você consegue compensar todo o dinheiro investido, por conta da redução da sua conta de luz. Então, a média de retorno no Brasil é de cerca de 5 anos

Não esqueça que para fazer essa conta também precisamos levar em consideração a tarifa que está sendo aplicada atualmente pela distribuidora de energia na conta de luz. 

A instalação de energia solar em casas demora muito tempo? 

Não. Muitas pessoas têm a falsa impressão de que se precisa de basicamente uma obra para fazer a instalação, mas não é verdade. Na maioria dos casos, não é preciso reformar nada, nem mesmo mexer na estrutura do seu telhado. 

Além disso, é uma instalação bem quieta, sem atrapalhar os moradores, por não gerar ruídos. Em geral, a instalação é feita em 7 dias, mas depende do tamanho do sistema comprado para o local.

Como funciona e quais são os gastos com a manutenção? 

Na verdade, o sistema fotovoltaico não precisa de muita manutenção. Em geral, é preciso sempre fazer uma vistoria e uma limpeza. 

A limpeza vai depender da quantidade de poeira ou outras coisas que possam estar em cima da placa. É importante limpar, com água, pois essas impurezas podem atrapalhar a absorção da energia solar pelas placas. 

Dependendo se chove muito ou não onde elas estão instaladas, a limpeza deve ser feita de 6 em 6 meses, em média. 

Além disso, quando for feita a limpeza é importante fazer uma vistoria para checar se não tem nenhum arranhão ou problema mais grave no seu painel solar. Afinal, as placas solares ficam muito expostas ao ar livre.

Tem como usar a energia solar à noite e em dias de chuva? 

Essa é uma dúvida muito comum. Quando você instala um sistema de energia solar, ele na verdade só produz energia durante o dia. Pois, ele depende da radiação solar. 

Mas, isso não quer dizer que o sistema não vá te fornecer energia durante a noite. Muitas vezes a energia produzida durante o dia é suficiente para suprir as suas necessidades tanto durante o dia quanto durante a noite. 

Essa energia que pode ser usada durante a noite não fica guardada em um lugar esperando para ser usada. Ela na verdade vai ser direcionada para a linha de distribuição de energia.

Então, à noite, você vai usar na verdade energia que é oferecida pela concessionária de energia da sua casa. É assim que funciona a geração distribuída

A energia que você gerou e foi enviada para a distribuidora de energia vira créditos. Esses créditos depois são descontados da sua conta de luz, então é como se você tivesse usado a energia que você mesma gerou durante a noite. O mesmo acontece em dias de chuvas, por exemplo. 

Conclusão

Então, agora você sabe como funciona um sistema de energia solar e como é feita a instalação em casas ou empresas. Você não precisa se preocupar em não ter energia caso não faça Sol no dia. Pois, não é assim que funciona. 

De qualquer jeito você vai gerar energia suficiente para descontar na sua conta de luz no fim do mês e compensar seu investimento. 

Portanto, esse artigo tirou as suas principais dúvidas sobre o assunto? Deixe aqui o seu comentário.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM